Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial empolga as centenas de foliões no Sambódromo, em Manaus

A Vitória Régia foi a penúltima a desfilar/Foto: Divulgação

Com muita energia, cores, brilho e, principalmente, com o contagiante ritmo das baterias, as oito escolas de samba de Manaus, do Grupo Especial, apresentaram um desfile visualmente bonito e empolgante, durante a noite de ontem, sábado (25), no segundo dia de Desfile Oficial do Carnaval 2017. A disputa pelo campeonato termina, efetivamente, amanhã, segunda-feira (27), a partir das 09h00, quando acontece a apuração das notas dos jurados.
Sem Compromisso abriu o desfile às 20h00, seguida de Andanças de Ciganos e Unidos da Alvorada. Reino Unido da Liberdade entrou na Avenida à meia noite. Na sequência, Mocidade Independente de Aparecida e A Grande Família, conseguiram animar seus torcedores. Vitória Régia e Vila da Barra ficaram encarregadas de fazer o encerramento do Desfile, que foi até a manhã do domingo (26), às 06h30.


A Vitória Régia foi a penúltima a desfilar/Foto: Divulgação

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, destacou o desfile das Escolas de Samba como um momento especial para o Carnaval de Manaus. “É um momento especial para as escolas e todas as pessoas envolvidas, que trabalham muito para que este dia aconteça.

Bernardo Monteiro de Paula destacou, ainda, a ação integrada dos órgãos municipais, a fim de garantir o sucesso da festa: “Uma grande festa como essa depende de várias ações, que vão desde a campanha de combate à exploração infantil da Semmasdh, até à limpeza com os Garis da Alegria da Semulsp, além da presença de órgãos de trânsito e transporte, entre outros órgãos envolvidos”, completou. Ao todo, mais de 2 mil pessoas de órgãos municipais e estaduais, além de instituições parceiras, trabalharam durante os dois dias de Desfile Oficial.

As secretárias trabalharam numa grande ação integrada aos arredores e dentro do sambódromo. Agentes do  Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de trânsito (Manaustrans) trabalharam nestes dois dias nas proximidades do sambódromo auxiliando na mobilidade para maior fluidez e segurança. A SMTU colocou a disposição da população seis linhas extras de transporte coletivo que circularam até as 4h da manhã de domingo, além de pontos de Táxis e mototáxis sob a fiscalização de agentes. A Semmasdh orientou os foliões e tirou dúvidas das famílias.

Temas

A história do comércio e das feiras foi o tema contado e cantado pela Sem Compromisso. Já a magia dos Deuses do Olimpo foi uma auto-homenagem feita pela Andança de Ciganos que trouxe o enredo apresentado há 30 anos, repaginado. O Nordeste, suas crenças e tradições e a devoção a “Padim Cícero” foi a história contada pela Alvorada; enquanto a Reino Unido da Liberdade abordou a ligação do homem com a natureza. Uma grande e bela homenagem aos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida foi o espetáculo que a Mocidade Independente de Aparecida levou para a Avenida do Samba, com a presença do arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani. O nascimento do bairro São José foi o enredo escolhido pela A Grande Família, que contou também um pouco da própria história. Vitória Régia chamou a atenção para um tema sério, o clamor por Justiça, de uma forma leve e consciente. Já a estreante do Grupo Especial, Vila da Barra, trouxe bruxas, magos, fadas e muitas cores para falar sobre a desmistificação do Pecado e a história da “maçã mordida”.

As escolas tiveram tempo mínimo de 50 minutos e o máximo de 70 minutos para se apresentarem, de acordo com o regulamento da Comissão Executiva das Escolas de Samba de Manaus (Ceesma).

Apoio

Ao todo, quatorze escolas de samba foram contempladas pelo Edital Nº 01/2017 da Manauscult, que destina apoio ao Desfile de Carnaval, e receberam da Prefeitura de Manaus o montante de R$ 818.782 mil, destinado às agremiações do grupo especial e do grupo de acesso A, B e C.

Artigo anteriorCadeia Vidal Pessoa registra fuga de presos na madrugada de hoje (26), em Manaus
Próximo artigoCerimônia do Oscar premia os melhores do cinema mundial hoje (26), à noite

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui