
O deslizamento de terras que aconteceu no final da tarde de sábado (30), na Comunidade Arumã, nas proximidades do município de Beruri, interior do Amazonas, deixou muitas famílias desabrigadas.
O incidente chegou a levar casas, igrejas e comércios e, de acordo com a prefeitura de Beruri, pelo menos uma pessoa morreu, 10 ficaram feridas e quatro são consideradas desaparecidas depois que um deslizamento.

Segundo relatos de moradores da comunidade, a terra começou a ceder por volta das 17h e arrastou ruas e imóveis para dentro do rio, levando inclusive flutuantes que ficavam na frente da comunidade Arumã. Vídeos gravados por moradores da área mostram o rastro de destruição.
Várias famílias tiveram que deixar suas casas, às pressas, quando começaram a perceber o barranco desabando, mas algumas pessoas não conseguiram fugir a tempo e desapareceram no desbarrancamento.
Técnicos da Prefeitura estiveram no local, ainda ontem e, por meio de nota, a Prefeitura de Beruri confirmou as mortes, mas ainda não sabe informar quantas pessoas perderam a vida na tragédia.
Nota da Prefeitura de Beruri
“A Prefeitura Municipal de Beruri lamenta profundamente a tragédia ocorrida na comunidade do Arumã. Expressamos nossas sinceras condolências às famílias enlutadas. Neste momento de imensa dor, é importante que todos nós nos unamos como uma comunidade, oferecendo nosso apoio e amparo às famílias das vítimas e aos sobreviventes. Todos os recursos necessários para oferecer todo o suporte necessário, seja psicológico, material ou estrutural, buscando amenizar as consequências deste triste episódio”.
A Prefeita Maria Lucir decretou luto oficial de três dias e afirmou que disponibilizou toda a estrutura da Prefeitura para prestar todo o apoio necessário às famílias das vítimas e aos sobreviventes.
Ajuda do Governo
No início da manhã de domingo a equipe do governo irá se deslocar até o município de Beruri par aprestar socorro às vítimas do acidente e fazer o levantamento das necessidades que o deslizamento trouxe a tona.
O Secretário chefe da Defesa Civil Cel Máximo informou que está acompanhando de perto toda a operação, por determinação do Governador Wilson Lima.
“Neste domingo (01) cedo uma equipe formada pela Sejusc, IML, Seas, Ses, Bombeiros e defesa Civil irá de deslocar até o município para prestar socorro às vítimas, seja de danos materiais, seja de danos físicos, mas nós esperamos que os danos sejam apenas materiais”