Desmatamento na Amazônia cai 45,7% em um ano

Foto: Recorte

Entre agosto do ano passado e julho deste ano, o desmatamento na Amazônia caiu 45,7%. No total, foram desmatados 4.315 km² no bioma, o menor número desde 2016. A derrubada na Amazônia registra 3.637 km² a menos do que os 7.952 km² verificados anteriormente.


Os ministérios do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia divulgaram dados coletados pelo Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). As informações do Deter, que é um monitoramento por meio de alertas rápidos, dão uma pista a respeito dos dados consolidados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), que registra taxas anuais de desmate.

De acordo com os alertas, no caso da Amazônia, houve uma redução de 53% nos 70 municípios com maior atividade de desmatamento. Juntas essas cidades concentram 56% do desmatamento total no bioma. Os Estados com maior redução do desmate foram – Rondônia, com queda de 63%; Amazonas, com 58,1% a menos; Mato Grosso, com redução de 51,9%; Pará, com 47,7%.

Em termos absolutos, o Pará registrou a maior redução, com 1.200 km² a menos.

Artigo anteriorRio Sena sob alerta: Casos de infecção entre atletas olímpicos continuam a crescer
Próximo artigoMG tem 50 barragens de mineração em nível de alerta ou emergência

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui