Desmatamento na Amazônia é o menor em nove anos

Foto: Recorte

O desmatamento na Amazônia teve queda pelo segundo ano consecutivo. Entre agosto de 2023 e julho de 2024, a destruição da maior floresta tropical do mundo caiu 30,6% em relação ao período passado e totalizou 6.288 quilômetros quadrados. É a menor área dos últimos nove anos.


Os dados são do Programa de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). “Conseguimos este resultado graças a ação integrada do governo federal com o governo dos estados. E isso vai muito além das ações de comando e controle”, disse Marina Silva, ministra de Meio Ambiente, durante o anúncio, referindo-se a políticas como a de investimento em bioeconomia e ordenação territorial.

Segundo o governo federal, houve um aumento de 98% de multas aplicadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) durante a fiscalização – ou ações de comando e controle – em relação à média de infrações emitidas nos anos do mandato de Jair Bolsonaro.

Artigo anteriorDurante assalto dupla ameaça atirar na cabeça de funcionária no Parque Dez
Próximo artigoMais de 16 milhões de brasileiros vivem em favelas; veja as 20 maiores comunidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui