Detran-AM realiza sinalização de ruas e aeroporto de Parintins para festival de 2017

A festa de lançamento do CD oficial do Boi Caprichoso será neste sábado dia 22/Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) vai realizar toda a sinalização da área de pouso, decolagem e taxiamento do aeroporto Júlio Belém, no município de Parintins (distante 534 quilômetros da capital), preparando o aeródromo para receber os voos que trarão à Ilha os visitantes para o 52º Festival Folclórico. O projeto, que inclui ainda a sinalização horizontal, vertical e educativa das principais vias, além de mudanças no fluxo de veículos, será realizado em parceria com a prefeitura do município, conforme anunciaram na terça-feira (6), o diretor- presidente do órgão estadual de trânsito, Leonel Feitoza, e o prefeito em exercício de Parintins, Tony Medeiros.

De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, equipes de engenheiros do órgão, acompanhados de técnicos da Empresa Municipal de Trânsito e Transporte de Parintins (EMTT), realizaram levantamento prévio das demandas e devem concluir até quinta-feira (8) o projeto básico emergencial, que deverá começar a ser executado no prazo de uma semana.

“Além das áreas do aeroporto, parte de pouso e decolagem dos aviões e do estacionamento, vamos priorizar os pontos mais críticos da cidade, vias do entorno Bumbódromo, balneários e vias de acesso aos currais de Caprichoso e Garantido, para garantir a segurança das pessoas antes, durante e após o festival”, afirmou Leonel Feitoza.

Ações educativas – Além das obras emergenciais, o diretor-presidente do Detran-AM informou que serão realizadas ações educativas voltadas para a orientação do trânsito e a conscientização de motoristas e pedestres, alertando sobre os efeitos das imprudências no trânsito da cidade. Segundo Feitoza, serão realizadas palestras em escolas, nas associações de mototaxistas, tricicleiros e motoristas de táxi. O intuito é massificar as informações sobre as conseqüências que a imprudência no trânsito pode acarretar.

Além das ações educativas, serão realizadas blitze de fiscalização, que acontecerão diariamente nos principais pontos da cidade. “Vamos trabalhar para estruturar a circulação de veículos e orientar os condutores sobre as mudanças no tráfego em torno do Bumbódromo. A nossa principal meta é a conscientização para evitar acidentes”, enfatizou Feitoza.

A festa de lançamento do CD oficial do Boi Caprichoso será neste sábado dia 22/Foto: Divulgação

Sinalização e alterações no trânsito – Na área central da cidade será feita a sinalização horizontal, vertical e educativa na avenida Paraíba, no cruzamento do curral do Caprichoso Zeca Chibelão com a Escola de Tempo Integral Gilberto Mestrinho e nas demais vias do entorno do Bumbódromo.

Nas duas margens da Ponte Amazonino Mendes será feita sinalização vertical, horizontal e educativa e alteração do sentido do fluxo de veículos. Haverá mudança também no acesso à Baixa do São José, reduto do Boi Bumbá Garantido. Na bifurcação entre as avenidas Vicente Reis e Nações Unidas, o trânsito sofrerá alteração no fluxo de veículos e ganhará nova sinalização vertical e horizontal.

De acordo com Feitoza, concluídas as obras emergenciais para o festival folclórico, será elaborado um projeto de emancipação do transito, com melhorias de toda a sinalização viária da cidade – horizontal vertical e semafórica – com objetivo dar maior agilidade e segurança ao trafego de pedestre e ao fluxo de veículos na cidade.

Detran no PAC – O diretor-presidente do Detran-AM, anunciou também que irá transferir a unidade de atendimento do órgão para o Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC). O objetivo é agilizar a prestação de serviço à comunidade parintinense. Com a instalação será implantado o programa de habilitação diferenciado, com curso de reciclagem para condutores de carros e motocicletas.

“Pretendemos com isso oferecer maior agilidade e um atendimento de qualidade às pessoas que procuram e precisam dos serviços no órgão no município”, afirmou Feitoza.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui