Detran identifica mais de 530 veículos no parqueamento com restrição criminal

Foto: Carlos Soares e Pelegrine Neto/SSP-AM

Ao longo dos últimos três anos, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) fez um levantamento dos veículos removidos ao parqueamento do órgão e identificou mais de 530 deles com algum tipo de restrição, incluindo roubo, furto ou adulteração de chassi.

Mais de 60 veículos já foram devolvidos aos donos e outros 60 estão em processo de encaminhamento para a delegacia e, posteriormente, devolução aos proprietários.

“Desde que assumimos o Detran Amazonas, temos desenvolvido esse trabalho com os veículos que já estavam armazenados no nosso parqueamento. É um trabalho minucioso que é feito veículo a veículo, em que identificamos chassis adulterados, placas clonadas, motores trocados, além de veículos com restrição de roubo e furto”, explicou o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá.


Foto: Carlos Soares e Pelegrine Neto/SSP-AM

Esta semana, mais de 340 veículos foram identificados com irregularidades pelos agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que estão realizando em Manaus a Operação Pátio Limpo desde o dia 30 de junho. Mas, segundo um levantamento feito pelo setor operacional do Departamento, 32 desses veículos só tiveram o registro de roubo e furto após terem sido removidos ao parqueamento. Essa é uma prática que incide em crime de “falsa comunicação de crime”, previsto no artigo 340 do Código Penal.


Foto: Carlos Soares e Pelegrine Neto/SSP-AM

“Esse número, com certeza, vai aumentar ainda mais, pois estamos verificando as placas dos últimos veículos levantados pela PRF. Todas essas falsas comunicações de crime serão encaminhadas para a Polícia Civil, que será responsável por indiciar os proprietários que, possivelmente, registraram BO falso após o veículo ter sido removido pelo Detran”, explicou o gerente do setor operacional do Detran-AM, Altair Gadelha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui