Mais de 9,3 mil licenciamentos eletrônicos foram feitos pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) no mês de abril. Este é um dos serviços do órgão 100% on-line. Só nos últimos dois meses de atendimento presencial suspenso por causa da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, foram emitidos quase 20 mil Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e).
O serviço está disponível tanto para Pessoa Física quanto para Pessoa Jurídica. Contudo, as empresas só passaram a dispor do CRLV-e no dia 28 de abril. E, mesmo assim, em apenas três dias foram emitidos 226 documentos eletrônicos até o fechamento do mês.
Mas o licenciamento eletrônico de veículos, nesse período de atendimento presencial suspenso, só é permitido para quem não está em atraso. Isso porque veículos em atraso, obrigatoriamente, necessitam de vistoria, serviço esse que não está sendo realizado devido às restrições de isolamento social.
Para quem deseja parcelar o licenciamento em até 12 vezes, basta procurar uma das quatro financeiras credenciadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para operar junto aos Detrans. No Amazonas, as financeiras autorizadas são Control Life (99128-5931), PinPag (98814-1209), Nyata (99480-0549) e ZigNet (98438-0852).
