Dez mil estudantes participam do desfile de 5 de setembro, no Sambódromo, em Manaus

Marinete Castro, secretária de eventos da Seduc/Foto: WRedman
Marinete Castro, secretária de eventos da Seduc/Foto: WRedman
Marinete Castro, secretária de eventos da Seduc/Foto: WRedman

Dez mil alunos de escolas públicas, particulares e militares de Manaus, além de entidades educacionais e sociais, participarão do desfile cívico escolar, no dia 5 de setembro, quinta-feira, no Centro de Convenções (Sambódromo), zona centro-oeste, com a programação tendo sido apresentada, no Centro de Convenções Vasco Vasques.

Segundo a coordenadora de eventos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Marinete Castro, no dia em que é comemorada a Elevação do Amazonas à categoria de Província, as atividades terão início às 8h, na Praça da Saudade, no Centro, com a homenagem póstuma ao primeiro presidente da Província do Amazonas: João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha.


O desfile cívico escolar começará às 17h00, com a apresentação dos estudantes que irão ressaltar os valores do Amazonas. “Nós estimamos um público em torno de 30 mil pessoas somente para a realização do evento, já que nossos professores e gestores ajudam na coordenação e organização do evento”, afirmou.

Esquema de trânsito e transporte – Segundo o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), 44 agentes atuarão na área para organizar o fluxo de veículos e garantir a segurança dos alunos no embarque e desembarque de cerca de 200 ônibus no estacionamento do Sambódromo.

A avenida Belmiro Vianez e a Alameda do Samba serão interditadas a partir das 14h. A Lóris Cordovil será dividida ao meio com gradis, no trecho entre a avenida Constantino Nery e a rua Vivaldo Lima, sendo um lado para a passagem de pedestres e o outro para o trânsito de veículos. A avenida Pedro Teixeira estará liberada.

A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) informou que será montado um esquema especial para coordenar a operação das linhas, que contará com 23 fiscais de transporte. Não haverá alterações de itinerário e a frota operante das 70 linhas que circulam na área do evento será a programada para os dias de sábado.

Desfile militar – O Comando Militar da Amazônia (CMA), também, divulgou a programação para o desfile militar do dia 7 de setembro (Independência do Brasil), que pela primeira vez será realizado no Complexo Turístico da Ponta Negra.

O evento começará às 08h30 e contará com três atividades: o desfile fluvial, sob a coordenação do 9º Distrito Naval; o desfile aéreo, coordenado pelo 7º Comando Aéreo Regional; e o tradicional desfile terrestre com as Forças Armadas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Colégio Militar de Manaus, Colégio Militar da Polícia Militar, Maçonaria e Associação de Oficiais da Reserva do Amazonas. Após o desfile, o público poderá conferir o show da Banda Impacto, no anfiteatro da Ponta Negra.

De acordo com o chefe da seção de Comunicação Social do CMA, coronel José Ramalho, a escolha da Ponta Negra para o desfile militar se deu em função do sucesso de público e organização durante a Fan Fest da Copa do Mundo de 2014. “Além de aproveitar essa expressiva concentração de público, a Marinha do Brasil terá a oportunidade de mostrar seus meios fluviais”, afirmou.

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) informou que o sentido bairro-centro da avenida Coronel Teixeira (entre a Marina do Davi e a avenida do Turismo) será interditado a partir das 7h do dia 6 de setembro, para montagem de estrutura para o desfile.  No domingo, esse trecho da avenida será interditado nos dois sentidos.

Programação – A Semana da Pátria e do Amazonas 2014 teve início nesta segunda-feira, 1º de setembro, com a Corrida do Fogo Simbólico e a cerimônia oficial de abertura das comemorações, no Complexo Turístico da Ponta Negra. A programação será encerrada no dia 7 de setembro, às 17h, também na Ponta Negra, com a cerimônia de “Abafamento do Fogo Simbólico”.

Artigo anteriorProdutos químicos que facilitam a vida da dona de casa
Próximo artigoBotafogo perde mandos e joga contra Corinthians e Flamengo na Arena da Amazônia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui