Dia de Campo em Iranduba contribui para elevar qualidade da produção de hortaliças

Produção de hortaliças fortalecida/Foto: W. Redman
Produção de hortaliças fortalecida/Foto: W. Redman
Produção de hortaliças fortalecida/Foto: W. Redman
Os canteiros de hortaliças, com qualidade/Foto: W. Redman
Os canteiros de hortaliças, com qualidade/Foto: W. Redman

Com a finalidade de melhorar a qualidade dos produtos ofertados em feiras e mercados locais, além da apresentação de alternativas para uma produção mais rentável, foi realizado na manhã de ontem (14), um Dia de Campo no município de Iranduba, com atividades desenvolvidas, em parceria, entre o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

A proposta é incentivar a adoção de tecnologias para produção de hortaliças por meio de conhecimentos aplicados, em especial, através do método da plasticultura (cultivo coberto com plástico), que foi demonstrado nas Casas de Vegetação, em atividade prática durante o evento que ocorreu em Iranduba.


A propriedade onde foram realizadas as atividades compreende uma área de 50 hectares e pertence ao agricultor Aloísio Pollmeier. Ele trabalha com o cultivo de culturas agrícolas, como tomate, alface, pimentão e pimentas há oito anos. Para ele, esse tipo de atividade é um treinamento que auxilia os produtores. “Eu penso que só quem tem a ganhar é o produtor. Então, este evento que o Idam está promovendo é de fundamental importância e deveria ter sempre para o produtor conhecer (as técnicas), afinal só quem acompanha a tecnologia vai ter sucesso”, ressaltou.

Para permitir o maior entendimento do produtor quanto ao processo de execução do cultivo durante a demonstração do Dia de Campo, foi adotada a dinâmica da divisão das estações de atuação na cadeia produtiva, como explica o gerente da Unidade Local do Idam, Favilla Gentil Neto. “Essa metodologia utilizada pelo Idam é utilizada para apresentação de novas tecnologias ao agricultor. Eles irão ver desde o preparo de área até a colheita e pós-colheita”, disse.

Além de proporcionar a compreensão do produtor quanto ao plantio, o Dia de Campo também é uma atividade que busca oferecer oportunidades de minimização de custos, com qualidade final ao consumidor. O evento teve a participação de 150 agricultores da região, dentre eles o produtor rural Auriberto Lima, 61 anos, que há dez anos se dedica ao cultivo de hortaliças no município do Careiro Castanho, e que se deslocou da BR-319 até Iranduba.

Ele acredita que acredita essa atividade deve ser ampliada aos demais municípios. “Esse projeto do Idam é muito importante e tem que ser levado aos outros municípios para que possa atingir mais pessoas. Precisamos ter o conhecimento da tecnologia para produzir cada vez mais”, enfatizou.

Dia de Campo – É um método planejado que visa mostrar uma série de atividades em uma mesma propriedade, realizado em um dia, com a finalidade de despertar interesse e motivar o público beneficiário a adotar determinada tecnologia que está sendo apresentada, além de divulgar os serviços prestados pela Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e promover a integração dos diversos atores envolvidos, nos níveis municipal, regional e estadual.

Antes de Iranduba, o Idam realizou um Dia de Campo em Manaus voltada para a piscicultura. O terceiro Dia de Campo está previsto para acontecer ainda neste ano, em data a ser divulgada em breve, no município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros em linha reta de Manaus), com o objetivo de reforçar a cultura da mandioca.

Artigo anteriorCampanha de Combate ao Diabetes lançada com o tema ‘Educar para prevenir’
Próximo artigoExecutivos presos na Operação Lava Jato começam a ser ouvidos pela Polícia Federal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui