Dia Estadual de Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação é instituido no AM

Foto: Arquivo/Fapeam

O governador Wilson Lima sancionou a Lei 6.942/2024, que institui o Dia Estadual de Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação. A data será comemorada anualmente, no dia 8 de julho, promovendo o reconhecimento e a valorização dessas áreas fundamentais para o desenvolvimento do estado. A lei foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do Estado do Amazonas (DOE) no dia 26 de junho.


De acordo com o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedecti, Jeibi Medeiros, a iniciativa visa incentivar a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação, essenciais para a competitividade e o crescimento sustentável da região. Além disso, a lei busca fomentar a comunicação e a informática como pilares importantes na disseminação de conhecimento e na modernização dos serviços públicos e privados.

“A criação deste dia especial é um passo significativo para reforçar nosso compromisso com a ciência e a tecnologia, áreas vitais para o progresso e a qualidade de vida da nossa população. É um avanço no reconhecimento e apoio às iniciativas de inovação e tecnologia, contribuindo para posicionar o estado como um polo de referência nesses setores”, destacou Jeibi.

A partir da promulgação, o Dia Estadual de Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Amazonas.

As entidades públicas e privadas poderão realizar eventos com a finalidade de incentivar, divulgar e destacar a importância das áreas envolvidas. Entre as ações previstas estão o fortalecimento do debate sobre ciência e tecnologia, a promoção de eventos e congressos, a difusão de orientações e informações e a produção de projetos de pesquisa e inovação.

Nesta terça-feira (09/07), no auditório da Sedecti, ocorrerá um evento importante: a reativação do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Conecti). O Conecti tem por finalidade propor diretrizes para a formulação de políticas públicas e promover a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo junto à sociedade civil organizada para colaborar com o desenvolvimento e o fomento das atividades de CT&I no estado.

Artigo anteriorOperação Choque de Ordem reforça policiamento no Centro de Manaus
Próximo artigoPF confirma roubo bilionário de joias retiradas do Brasil em avião presidencial por Bolsonaro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui