Dia Internacional da Mulher vai movimentar a CMM com atividades programadas

Câmara Municipal de Manaus (CMM).

As comemorações do Dia Internacional da Mulher — 8 de março — vão movimentar a Câmara Municipal de Manaus (CMM) de segunda a quarta-feira (6,7 e 8), com atividades programadas pela Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher, presidida pela vereadora Professora Jacqueline (PHS).


“Nessa semana vamos abrir uma ampla discussão sobre os direitos da Mulher, sobre a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher). Queremos conscientizar as instituições públicas a criar mais políticas públicas, como creches, cursos voltados para o mercado de trabalho e também discutir o tema Mulher no Poder, mais espaços nas lideranças”, explicou a vereadora, que está à frente da programação pela Comissão que preside.

Jacqueline acredita que é preciso dar maior visibilidade para a luta das mulheres, aumentar a representatividade da mulher na política e fazer com que ela participe mais das decisões institucionais. A vereadora cita, como exemplo, a representatividade das mulheres na Câmara Municipal de Manaus, com menos de 10% dos 41 vereadores, e na Assembleia Legislativa do Amazonas, onde apenas uma mulher faz integra o grupo de 24 deputados estaduais.

Para celebrar a data, uma grande programação está agendada e incluem uma Tribuna Popular no Plenário Adriano Jorge, na quarta-feira (8), às 9h, sobre o Voto Feminino, de autoria da vereadora Therezinha Ruiz (DEM), e uma Sessão Solene em homenagem a data, nesse mesmo dia, a partir das 14h, no Plenário Adriano Jorge, ocasião em que serão homenageadas personalidades que se destacaram em suas atividades, a exemplo da Reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Márcia Perales, a primeira mulher a ocupar o cargo de Reitora da universidade.

Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Na programação da Semana consta, ainda, a palestra ‘Como cuidar da saúde financeira’, nesta segunda-feira (6), no Auditório Zany dos Reis, da CMM, tendo como palestrantes Glauce Galúcio (educador financeiro), George Oliveira e Gabriel Pozzetti (educador financeiro); além de uma panfletagem, na terça-feira (7), às 17h, na Bola do Coroado, zona Leste.

A mobilização, segundo Professora Jacqueline, é de grande importância para o movimento. “Estamos fazendo palestras, também em órgãos e instituições, chamando a atenção para a Rede de Apoio às Mulheres, divulgando o trabalho, telefone e endereços para o atendimento às vítimas de violência física, psicológica e sexual”, explicou a vereadora.

Artigo anteriorRuindo como castelo de cartas – Por Paulo Figueiredo
Próximo artigoCantora Marcella Bártholo lança música autoral no Youtube

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui