
Em comemoração ao Dia Mundial da Água, o Fórum das Águas de Manaus promove, nesta sexta-feira, 22.03, um abraço coletivo à Nascente do Mindu no bairro Jorge Texeira, Zona Leste de Manaus, das 9h às 11h. Às 15h haverá a concentração para a Caminhada da Água pelo Centro da cidade, na Praça Desembargador Paulo Jacob, localizada na Av. Igarapé de Manaus com saída programada para às 16:30h, percorrendo av. 7 de Setembro até chegar à Praça da Matriz.
A programação, organizada pelo Fórum das Águas, coletivo de entidades que busca despertar linhas de reflexão e ação sobre o tema em Manaus, inclui ainda uma mobilização e conscientização na Zona Leste, na quinta-feira, 21.03, às 16h, na Bola do Produtor. O objetivo, segundo os organizadores, é mostrar à sociedade a importância da água e do uso inteligente da mesma, por meio de cartazes e banners educativos contendo dados sobre o nível desperdício deste recurso natural em seus vários usos.
Na última quarta-feira, 13.03, o grupo apresentou a programação à sociedade, bem como a Carta de Intenção do Fórum, durante coletiva de imprensa, realizada no auditório do espaço Loyola, sede do Serviço de Ação, Reflexão e Educação Social (Sares).

O coletivo alertou ainda sobre a importância dos igarapés amazônicos no contexto de preservação mundial, um vez que estes são constantemente bombardeados de resíduos sem tratamento que, por sua vez, desembocam no Rio Negro, tributário da maior e mais importante bacia hidrográfica do Planeta, a Bacia Amazônica.
O Fórum
O Fórum das Águas tem como princípio ser espaço público, amplo e democrático, aberto ao debate de ideias e experiências, articulador de ações eficazes junto aos movimentos da sociedade civil, lideranças comunitárias, educadores ambientais e demais entidades com a proposta de incidir na construção de políticas sobre a água na cidade de Manaus.
Integram o Fórum das Águas: Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (SARES); MovimentoSalve o Mindu da Universidade do Estado do Amazonas – UEA; Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu (CBHTA); Instituto Sumaúma; Escola Municipal Francisca Nunes; Movimento Cultufuturista da Amazônia; Levante Popular da Juventude; Engajamundo; Rede um grito pela vida; Conselho de Leigos e Leigas da Arquidiocese de Manaus; Comunidade Eclesial de Base (CEBs) regional Norte 1; Movimento Socioambiental SOS Encontro das Águas; Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJPAM); Amigos Sementes da Natureza do Puraquequara; Parque Municipal Nascente do Mindu; Pastoral da Criança da Arquidiocese de Manaus; Equipe Itinerante; Movimento de Mulheres Negras da Floresta – Dandara; Fórum Permanente das Mulheres de Manaus

Dia Mundial
Instituído Organização das Nações Unidas (ONU) em 21 de fevereiro de 1993, o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, foi criado para alertar a população mundial acerca da importância da preservação hídrica para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.
De acordo com a ONU, a água potável é um direito humano garantido por lei desde 2010. Mesmo o planeta Terra sendo constituído por aproximadamente 70% de água, apenas 0,7% de toda a água do mundo é potável. É considerada água potável a que é adequada para o consumo humano.
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA MUNDIAL DA ÁGUA (22 DE MARÇO)
Dia 21.03: Mobilização para o dia 22 na Bola do Produtor; às 16h
Dia 22.03: Abraço das Nascentes (Nascente do Mindu – Jorge Texeira) – 9h às 11h;
Dia 22.03: Caminhada pela água – Concentração às 15h na Praça Paulo Jacob (Av. Igarapé de Manaus – Centro) até à Praça da Matriz (previsão de chegada às 17h)