

No Dia do Soldado, o Comando Geral da Polícia Militar (PMAM), destacou avanços para a corporação como a lei que reestruturou o sistema de promoções dos praças (soldados, cabos e sargentos), e a ampliação do efetivo no Estado.
A solenidade, que também prestou homenagem aos Veteranos Combatentes, ocorreu na tarde de ontem, segunda-feira (25), na sede do Comando Geral da PMAM, no bairro Petrópolis, na zona sul de Manaus.
O Dia do Soldado foi instituído em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803.
Atualmente, dez mil soldados entre praças e oficiais PM compõem a Corporação na capital e no interior. O comandante geral da PM, coronel Almir David Barbosa, destacou, como uma das principais conquistas, a valorização do policial militar. “Passamos de cinco para dez mil soldados, ou seja, dobramos o número do efetivo. Os policiais hoje são valorizados e foram capacitados, além dos recursos como novos equipamentos. Tudo isso fez com que a PM ampliasse suas ações”, frisou.
O comandante-geral, também, destacou a importância da data para a Corporação. “A homenagem, além de justa, nos faz refletir sobre a importância dos soldados, profissionais sempre aptos a servir à sociedade, mesmo com risco da própria vida. A Polícia Militar reconhece o trabalho deles”.
Benefícios – Em 9 de junho deste ano o governador José Melo sancionou a lei 9.044, que reestruturou o sistema de promoções de praças da Polícia Militar do Amazonas e do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBAM).
Com a reestruturação, foram estabelecidos critérios para a evolução na carreira dos praças. Agora, os soldados podem chegar a subtenente, cargo máximo da carreira, em até 25 anos, podendo esse prazo ser reduzido, caso sejam atendidos todos os critérios de promoção. Outra mudança que ocorreu é a diminuição no tempo das promoções.
O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Roberto Vital, afirmou na solenidade que a medida foi um reconhecimento da importância do trabalho que é executado pelos praças. “O trabalho dos praças reflete diretamente na segurança pública. É um reconhecimento não apenas da Polícia, mas também da sociedade. E isso resultou na melhora das ações. A PM foi referência nacional durante os jogos da copa”, exemplificou.