Dias Toffoli pede transferência para turma que julgará Lava Jato

Ministro Dias Toffoli, pede 2a. turno no TSE/Foto: TSE
Ministro Dias Tóffolli, pede 2a. turno no TSE/Foto: TSE
Ministro Dias Toffolli, pede 2a. turma no TSE/Foto: TSE

O ministro José Antonio Dias Toffoli,  encaminhou pedido ontem, terça-feira (10), ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, no qual manifesta interesse a integrar a 2ª turma da Corte, que julgará ações da Operação Lava Jato. Como foi o ministro mais antigo da 1ª turma do STF a manifestar interesse, Lewandowski vai autorizar a mudança.
A 2ª turma do Supremo é presidida atualmente por Teori Zavascki e será a responsável por acolher ou não eventuais denúncias da Operação Lava Jato. Nesta terça, o ministro Gilmar Mendes reclamou da falta de um integrante no colegiado, já que a presidente Dilma Rousseff ainda não indicou um substituto para a vaga deixada por Joaquim Barbosa.


Cada turma é composta por cinco integrantes. Além de Zavascki e Gilmar Mendes, a 2ª turma é integrada por Cármen Lúcia e o decano Celso de Mello. O ministro Marco Aurélio Mello, o mais antigo da 1ª turma do STF, chegou a ser consultado para ser transferido, mas recusou a proposta. Dessa forma, a nomeação de Toffoli é obrigatória.

Toffoli foi advogado do PT e ministro-chefe da Advocacia Geral da União no governo Lula. No julgamento do mensalão, foi um dos ministros que votou pela absolvição de José Dirceu, mas pediu a condenação de José Genoino. Atualmente o ministro é também presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).(Terra)

Artigo anteriorRevista ‘Amazonas Sustentável’ fala sobre a queda do desmatamento no Amazonas
Próximo artigoMais de 20 famílias estão alojadas em barracas humanitárias, em Boca do Acre

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui