
Se você tiver interesse em ter um ou mais filhos, isto faz parte da vida de muitos casais. E muitas vezes a gestação chega de forma inesperada, em outros casos, o casal acaba conseguindo planejar o momento onde desejam começar as tentativas de engravidar. As tentativas sendo realizadas em até um ano é considerado normal.
Comece procurando um bom médico
Para mulheres que tiverem interesse em engravidar o primeiro passo é buscar um bom ginecologista e fazer um check-up.
Assim como a mulher, o parceiro precisa fazer exames de rotina para verificar se está tudo bem.
Atualize os cartões de vacinação
Muitas vacinas requerem mais de uma dose para completar a imunização, e outras um maior tempo de espera para engravidar. O interessante é que se busque por um médico obstetra de sua preferência, e faça exames pré natais antes de engravidar.

Suspenda os métodos contraceptivos
Neste momento é fundamental suspender a utilização de anticoncepcionais ou outras formas contraceptivas que o casal tiver adotado. Vale ainda lembrar que isto deverá ser feito de forma preferencial depois de uma consulta com o médico ginecologista e obstetra, bem como a realização dos exames de rotina.
Comece a utilizar ácido fólico
O ácido fólico deverá começar a ser ingerido antes da gestação, e precisa acima de tudo continuar sendo ingerido durante os três primeiros meses de gestação, por ser comprovadamente uma vitamina que previne malformações neurológicas, além disto o medicamento deverá sempre ser receitado por um médico.
Comece a controlar a ansiedade
A ansiedade poderá ser um sintoma de algum problema físico ou psicológico, se em um grau elevado poderá levar a alterações hormonais que podem atrapalhar a ovulação e ainda dificultar a contracepção.
Tenha relações no período correto
Caso o casal seja sexualmente ativo e tiver relações de três a quatro vezes por semana, não é necessário se programar a relação para engravidar. Se esta não for uma rotina do casal, ou caso um deles viajar muito ou more em outra cidade, a programação de ficar juntos neste período auxilia na questão.
Evite as duchas pós coito
Muitas mulheres possuem o hábito de se lavarem após a relação, e muitas vezes fazem isso com uma duchinha do banheiro, direcionando desta forma o jato de água para as partes íntimas, o que poderá fazer com que entre água na vagina e lave as secreções que podem estar ricas em espermatozoides.
Fonte: clickgrátis