Dilma receberá vice-presidente dos EUA no Brasil para sua posse

Dilma cumprimenta Biden, em evento/Foto: Reuters
Dilma cumprimenta Biden, em evento/Foto: Reuters
Dilma cumprimenta Biden, em evento/Foto: Reuters

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, viajará ao Brasil para a cerimônia de posse do segundo mandato de Dilma Rousseff, marcada para 1º de janeiro de 2015, informou nesta sexta-feira a Casa Branca.

No mês passado, Biden ligou para Dilma para parabenizá-la pela reeleição e expressou o desejo de voltar a se reunir com ela em breve para discutir uma ampla agenda. Apesar da confirmação da viagem feita na sexta-feira, a Casa Branca não divulgou mais detalhes.

Será a segunda visita do vice-presidente americano ao Brasil em menos de seis meses. Em junho, ele esteve no País por causa da realização da Copa do Mundo e assistiu a um dos jogos da seleção americana no torneio.

Na ocasião, encontrou com Dilma em Brasília. A reunião representou o início da reaproximação entre os dois países após as revelações do ex-analista da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA), Edward Snowden.

Snowden denunciou que os americanos espionaram as comunicações pessoais de Dilma, de ministros e empresas brasileiras. Irritada, a presidente suspendeu uma visita de estado que faria a Washington em outubro do ano passado.

A porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Jen Psaki, garantiu que o secretário de Estado, John Kerry, está esperançoso em estabelecer uma nova fase nas relações com o Brasil por causa da reeleição de Dilma.
publicidade

“Tivemos alguns desacordos ao longo do último ano, aproximadamente, e isso não é segredo, mas o Brasil continua sendo um aliado importante”, garantiu a porta-voz.(Terra)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui