
A Política e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, será o tema da IX Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Amazonas, promovida sob a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), iniciado ontem (09), e que acontece até o dia 11 de novembro, amanhã, no auditório Belarmino Lins da Assembleia Legislativa do Amazonas, das 08h00 às 17h00.
Os objetivos são apontar estratégias de efetivação das políticas públicas para crianças e adolescentes e o fortalecimento dos conselhos do público-alvo. “Sociedade civil e poder público vão se encontrar para debater, se empoderar, analisar e escolher propostas para o Plano Decenal que visa criar estratégias de promoção, defesa, gestão, entre outras ações que envolvam os direitos do público infanto-juvenil”, explica a titular da Sejusc, Graça Prola.
Para a presidente do Cedca, Amanda Ferreira, a conferência é ferramenta estratégica para garantir os direitos e orientar o poder público na implementação das políticas em questão. “Como cidadãos é nosso dever cobrar das autoridades a efetivação de políticas públicas eficazes, mas, também, é necessário que participemos do processo, sugerindo e conferindo as ações”.
Também, estarão em pauta, o protagonismo de crianças e adolescentes, o controle social da efetivação dos direitos e sua gestão, além da eleição de 30 delegados para representar o Amazonas na etapa nacional em Brasília no ano que vem.