Diretoria de Saúde da ALEAM vai agregar novas especialidades

Médico Arnaoldo Andrade, diretor de saúde da ALEAm/Foto: Rubilar Santos

Médico Arnaoldo Andrade, diretor de saúde da ALEAm/Foto: Rubilar Santos

Agregar novas especialidades como endocrinologia, urologia e neurologia que se somarão às já existentes, visando tornar a assistência à saúde do servidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) muito mais ampla, é meta da Diretoria de Saúde para 2014.

O diretor de Saúde, Arnoldo Andrade, disse que projeto neste sentido está tramitando na Aleam. Somando a isso, está sendo estudada a possibilidade de credenciar um laboratório para realizar exames de sangue, fezes e urina.

Arnoldo Andrade disse que a intenção é que os funcionários da Aleam possam fazer seus exames com maior rapidez, sem a necessidade de ser encaminhado para o Sistema Único de Saúde (SUS), cuja coleta seja feita na própria Diretoria de Saúde pelo próprio laboratório. “O resultado poderá ser fornecido on line para nossa diretoria que se encarregará, por meio dos profissionais médicos, de repassar ao servidor”, disse.

A rotina da Diretoria de Saúde da Aleam para próximo ano começa em fevereiro, quando irá trabalhar fortemente na prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS) por conta do Carnaval, que acontece no início de março, com palestras e distribuição de camisinhas. Em abril, haverá uma programação aberta, mas é dada uma atenção especial à hipertensão com palestras sobre o tema, por conta da demanda de hipertensos existente na Aleam.

Em maio ocorre a vacinação nos idosos e também serão feitas palestras sobre prevenção sobre acidentes de trabalho, vez que existe um grupo de controle da saúde do trabalhador na Assembleia. Tabagismo é outro tema trabalhado pela Diretora de Saúde, com palestras e testes de capacidade pulmonar para que as pessoas conscientemente consigam largar o vício.

Por conta da festas juninas que acontecem em junho, a Diretoria de Saúde volta a tratar sobre DST/AIDS, de olho nos brincantes do Boi Bumbá que vão para Parintins, bem como, sobre bebida alcoólica. Em setembro será repetido o cadastramento para Licença do Estacionamento do Idoso para pessoas que completarem 60 anos em 2014. O trabalho é feito em parceria com a Prefeitura Municipal. “Cadastramos os servidores aqui, depois o órgão concede o documento”, disse Andrade, ressaltando que é discutido ainda o envelhecimento saudável.

O mês de outubro tem uma vasta programação, pois a Aleam incorporou o “outubro rosa”, quando são realizadas palestras sobre câncer de mama e do colo uterino. “A deputada estadual Conceição Sampaio (PP) dá uma contribuição importante nessa discussão, quando traz a Carreta da Mulher para fazer um diagnóstico precoce e intervenção correta, para evitar seqüelas”, disse o diretor de Saúde, destacando as atividades do Dia Mundial de Combate a AIDS, em dezembro, quando a Aleam se junta ao governo estadual, federal e municipal no sentido de fazer uma corrente com palestras e distribuição de camisinhas e kits de esclarecimento.

Avanços na saúde

Ao fazer um balanço de 2013, Arnoldo Andrade disse ter sido um ano de grandes avanços para a Diretoria de Saúde que ganhou novas instalações com um prédio exclusivo, levando a ganhar um padrão de Assistência médica, tanto a parte odontológica quando a médica, dando ênfase a especialidades como fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia. “Temos uma gama de profissionais que de forma conjunta estamos tentando trabalhar fortemente a prevenção, educação e saúde”, disse.

Andrade ainda que além das novas instalações, a Diretoria de Saúde conseguiu colocar em prática toda a programação, desde o início do ano. O diretor ressaltou o apoio recebido pelo presidente Josué Neto (PSD) como também de toda a equipe da diretoria geral, na pessoa do diretor Vander Mota, que repassou as responsabilidades, mas deu condições para atender os colaboradores da Aleam. “São feitos uma m’dia de 3 mil pocedimentos por mês”, informou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui