Documento de Arrecadação para produtores rurais começam a ser emitidos

Foto: Divulgação/Adaf

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) iniciou, neste mês de agosto, a emissão do Documento de Arrecadação de Receita (DAR) referente às taxas, multas e indenizações para produtores que precisem da Guia de Trânsito Animal (GTA) e a Permissão do Trânsito de Vegetais (PTV), documentos obrigatórios para o transporte intra e interestadual de animais e vegetais. O anúncio foi feito nesta-segunda-feira (31/08), pelo diretor-presidente da autarquia, Alexandre Araújo, durante comemoração interna dos oito anos de criação agência, celebrados no último dia 29.


O DAR é mais uma facilidade para o produtor rural do Amazonas. A partir de agora, as taxas, multas e indenizações relacionadas aos documentos sanitários, que antes eram pagas obrigatoriamente por depósito em apenas um banco, poderão pagas por meio de boleto, emitido pelas unidades da Adaf, contendo código de barras que possibilita o pagamento em qualquer banco, caixa eletrônico ou mesmo por aplicativo de celular.

Após o pagamento, basta apresentar o comprovante em uma unidade da autarquia para que seja emitida a GTA e PTV. “Em breve, também será possível emitir eletronicamente os documentos sanitários, tornando o processo totalmente on-line, sem necessidade de deslocamentos às unidades da Adaf, desde que os produtores tenham os cadastros atualizados na agência”, afirmou Alexandre.

Foto: Divulgação/Adaf

O diretor-presidente anunciou, ainda, a implantação da Unidade de Controle Interno da Agência, que será responsável por examinar criteriosamente todos os atos administrativos e fatos contábeis da autarquia, demonstrando a legalidade da gestão e reforçando a transparência dos atos administrativos.

“Essas duas novidades refletem como a agência vem, ao longo desses oitos anos, buscando aperfeiçoar sua administração, evoluindo e contribuindo para a garantia da saúde pública e para o crescimento econômico do estado do Amazonas”, observou Araújo.

 

 

Artigo anteriorZFM, conflitos e expectativas – por Osíris Silva
Próximo artigoGoverno lança programa que vai reduzir filas para consultas e exames no Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui