

A prelazia de Tefé é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, pertencente ao regional Norte 1 (Norte do Amazonas e Roraima) da CNBB.
Tefé é a sede da Prelazia e, compreende dez municípios: Itamarati, Carauari, Juruá, Jutaí, Fonte-Boa, Uarini, Alvarães, Maraã, Japurá e Tefé. Esses municípios estão situados à margem dos rios Juruá, Solimões e Japurá, fazendo parte ainda dois importantes rios, o Tefé e o Jutaí. Está dividida em14 paróquias: Missão, Alvarães, Uarini, Fonte Boa e Jutaí, no rio Solimões; Japurá e Maraã, no rio Japurá; Caitaú, Carauari e Itamarati, no rio Juruá; e, na sede da Prelazia, em Tefé, quatro paróquias: a Paróquia de Santa Teresa, de Santo Antônio, Bom Jesus e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, além da área missionária São Francisco, em Tamanicuá.
A prelazia de Tefé (AM) estava vacante desde dezembro de 2012, com a transferência de dom Sérgio Eduardo Castriani para a arquidiocese de Manaus (AM).

Dia 14 de maio de 2014, o papa Francisco nomeou Bispo da vacante prelazia de Tefé (AM), o padre Fernando Barbosa dos Santos, pároco da paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Fortaleza (CE). Padre Fernando Barbosa dos Santos será o quarto bispo da Prelazia de Tefé. Desde Monsenhor Barrat, Dom Joaquim de Lange, Dom Mário Clemente Neto e Dom Sérgio Castriani; todos da Congregação do Espírito Santo.
A sagração episcopal aconteceu na Catedral de Fortaleza, dia 28 de agosto; uma bonita celebração, com a presença de muitos amigos, antigos paroquianos, um bom grupo de cristãos católicos de Tefé. O lema dele é “Servo de Cristo para a Missão”.
Dia 18 de setembro seguirá para a cidade de Tefé e tomará posse, dia 21 de setembro. Dom Fernando Barbosa dos Santos, ao longo da história, será o primeiro Bispo não Espiritano e, certamente será bem acolhido e amado pelo povo acolhedor de Tefé. Ele é da Congregação dos padres Lazaristas.
Os cristãos católicos da Prelazia de Tefé, se alegram pela grande graça de receber o Pastor tão esperado, que com a graça de Deus, terá sabedoria para dar continuidade aos trabalhos do tão querido Dom Sérgio Eduardo Castriani.
Que Deus abençoe a nova caminhada de Dom Fernando Babosa dos Santos.
RAIMUNDA GIL SCHAEKEN– Tefeense, professora aposentada, católica praticante, membro efetivo da Associação dos Escritores do Amazonas-ASSEAM e da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas – ALCEAR.