Amazonas Cidades

Dori Carvalho se torna o mais novo cidadão do Amazonas nessa segunda (10)

Dori Carvalho é o mais novo cidadão do Amazonas - Foto: Divulgação
Redação I
Escrito por Redação I

O poeta, ator e escritor Dori Carvalho será o mais novo cidadão do Amazonas, a Sessão Especial de entrega do Título de Cidadão será realizada nesta segunda-feira, ás 13h, a homenagem é pelos relevantes serviços prestados ao Estado.

A Lei Estadual no 4.754, de 4 de janeiro de 2019, é de autoria do deputado federal José Ricardo (PT), propositura apresentada ainda no ano passado, na Assembeia Legislativa do Estado (Aleam), e que este foi subscrita pelos deputados estaduais Serafim Corrêa (PSB) e Josué Neto (PSD). A cerimônia acontece no plenário da Aleam, com a participação de personalidades artísticas e culturais o Estado, como ainda de amigos, familiares e autoridades locais.

Dorival Querino de Carvalho, nome completo de Dori, nasceu em 11 de junho de 1955, em São Joaquim da Barra (SP), tornando-se um reconhecido ator, escritor, cronista, poeta e diretor de teatro. Desde muito cedo, teve contato com obras de grandes autores brasileiros, inclusive, amazonenses, como Carlos Drummont, Manuel Bandeira e Thiago de Mello, principais influenciadores da sua brilhante trajetória no campo das artes. Chegou em Manaus em 1978, com o objetivo de criar uma livraria de ciências humanas e artes, e foi aqui que desenvolveu grande parte das suas obras e peças literárias, utilizando-as para extravasar as inquietudes com a situação social, econômica e política do país, sobretudo, do Amazonas.

Para José Ricardo, essa é uma justa homenagem a um artista que tanto se dedicou na vida para além do empreendedorismo cultural. “Sempre usou seu apurado senso crítico, artístico e literário para denunciar a luta para sobrevivência dos marginalizados, do abandono das crianças, da exploração do proletariado. E, sem dúvidas, contribuiu com a sociedade amazonense, estimulando a leitura de mundo para uma parcela expressiva da população que é excluída das políticas públicas. Parabéns, Dori, você é um grande artista, um vencedor”.

Dori Carvalho é o mais novo cidadão do Amazonas – Foto: Divulgação

Ele é autor dos livros de poemas “Desencontro das Águas” e “Paixão e fúria”, editados pela editora Valer, e também da obra “Meu ovo esquerdo”, publicada pela editora Travessia. Além de ter publicado dezenas de crônicas e artigos em jornais. Tem ainda, no prelo, o livro de crônicas “Pequenas conquistas perdidas”. Atualmente, escreve o romance histórico “Uma viagem de trem rumo ao presídio Tiradentes”. Seu primeiro livro de poesia “Desencontro das Águas” teve reedição comemorativa, em agosto de 2018.

Artistas consagrados, como o escritor Tenório Teles, são categóricos em afirmar que Dori “é filho de um tempo de dureza no país”, mas também de ricas experiências humanas e estéticas. E completa que o homenageado traz as marcas latentes do compromisso social, com o recorte político, com a linguagem despojada, numa poética que chama de desassossegada, sendo profundamente humana.

Além de ter sido diretor da Divisão Artística na TV Educativa, foi coordenador e professor do Núcleo de Teatro da Universidade Federal do Amazonas; coordenador do Centro de Artes Chaminé; coordenador de eventos e assessor editorial da Editora Valer; diretor de produção e apresentador da TV Câmara, coordenador da Comissão de Acervo Histórico. Atualmente, é Mestre de Cerimônia da Câmara Municipal de Manaus, além do programa “Sobre Todas as Coisas”, em fase de produção, na Rádio Câmara, de Manaus.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário