Dori Carvalho se torna o mais novo cidadão do Amazonas nessa segunda (10)

Dori Carvalho é o mais novo cidadão do Amazonas - Foto: Divulgação

O poeta, ator e escritor Dori Carvalho será o mais novo cidadão do Amazonas, a Sessão Especial de entrega do Título de Cidadão será realizada nesta segunda-feira, ás 13h, a homenagem é pelos relevantes serviços prestados ao Estado.

A Lei Estadual no 4.754, de 4 de janeiro de 2019, é de autoria do deputado federal José Ricardo (PT), propositura apresentada ainda no ano passado, na Assembeia Legislativa do Estado (Aleam), e que este foi subscrita pelos deputados estaduais Serafim Corrêa (PSB) e Josué Neto (PSD). A cerimônia acontece no plenário da Aleam, com a participação de personalidades artísticas e culturais o Estado, como ainda de amigos, familiares e autoridades locais.

Dorival Querino de Carvalho, nome completo de Dori, nasceu em 11 de junho de 1955, em São Joaquim da Barra (SP), tornando-se um reconhecido ator, escritor, cronista, poeta e diretor de teatro. Desde muito cedo, teve contato com obras de grandes autores brasileiros, inclusive, amazonenses, como Carlos Drummont, Manuel Bandeira e Thiago de Mello, principais influenciadores da sua brilhante trajetória no campo das artes. Chegou em Manaus em 1978, com o objetivo de criar uma livraria de ciências humanas e artes, e foi aqui que desenvolveu grande parte das suas obras e peças literárias, utilizando-as para extravasar as inquietudes com a situação social, econômica e política do país, sobretudo, do Amazonas.

Para José Ricardo, essa é uma justa homenagem a um artista que tanto se dedicou na vida para além do empreendedorismo cultural. “Sempre usou seu apurado senso crítico, artístico e literário para denunciar a luta para sobrevivência dos marginalizados, do abandono das crianças, da exploração do proletariado. E, sem dúvidas, contribuiu com a sociedade amazonense, estimulando a leitura de mundo para uma parcela expressiva da população que é excluída das políticas públicas. Parabéns, Dori, você é um grande artista, um vencedor”.

Dori Carvalho é o mais novo cidadão do Amazonas – Foto: Divulgação

Ele é autor dos livros de poemas “Desencontro das Águas” e “Paixão e fúria”, editados pela editora Valer, e também da obra “Meu ovo esquerdo”, publicada pela editora Travessia. Além de ter publicado dezenas de crônicas e artigos em jornais. Tem ainda, no prelo, o livro de crônicas “Pequenas conquistas perdidas”. Atualmente, escreve o romance histórico “Uma viagem de trem rumo ao presídio Tiradentes”. Seu primeiro livro de poesia “Desencontro das Águas” teve reedição comemorativa, em agosto de 2018.

Artistas consagrados, como o escritor Tenório Teles, são categóricos em afirmar que Dori “é filho de um tempo de dureza no país”, mas também de ricas experiências humanas e estéticas. E completa que o homenageado traz as marcas latentes do compromisso social, com o recorte político, com a linguagem despojada, numa poética que chama de desassossegada, sendo profundamente humana.

Além de ter sido diretor da Divisão Artística na TV Educativa, foi coordenador e professor do Núcleo de Teatro da Universidade Federal do Amazonas; coordenador do Centro de Artes Chaminé; coordenador de eventos e assessor editorial da Editora Valer; diretor de produção e apresentador da TV Câmara, coordenador da Comissão de Acervo Histórico. Atualmente, é Mestre de Cerimônia da Câmara Municipal de Manaus, além do programa “Sobre Todas as Coisas”, em fase de produção, na Rádio Câmara, de Manaus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui