Doze ferramentas online para acompanhar (e cobrar) seus candidatos

O aplicativo para celulares, disponível para os sistemas Android e IOS, se propõe a ajudar o eleitor a conhecer seus candidatos.
O aplicativo para celulares, disponível para os sistemas Android e IOS, se propõe a ajudar o eleitor a conhecer seus candidatos.
O aplicativo para celulares, disponível para os sistemas Android e IOS, se propõe a ajudar o eleitor a conhecer seus candidatos.

Não só de memes e piadas é feita a eleição mais conectada de todos os tempos no Brasil. Novas ferramentas digitais mostram estatísticas sobre a presença dos candidatos nas manchetes de jornais, confrontam promessas de campanha com dados oficiais e mostram detalhes sobre os “ficha suja” que tentam a sorte nestas eleições.


Para faciltar a vida (e o voto) do eleitor, o #SalaSocial mapeou 12 sites e aplicativos para celulares criados com foco nestas eleições.

A internet também é instrumento de cidadania. Aproveite:

ACORDEI

http://www.acordei.com.br/

O aplicativo para celulares, disponível para os sistemas Android e IOS, se propõe a ajudar o eleitor a conhecer seus candidatos.

Ali estão as biografias, processos no Tribunal de Contas, bens declarados, valor liberado para gastos em campanha, grau de instrução, ocupação e número eleitoral dos candidatos aos seguintes cargos, em todos os Estados: deputado federal, deputado estadual (e distritais, no caso de Brasilia), senador, governador e presidente.

Os criadores prometem, ainda, continuar atualizando o aplicativo após as eleições.

CANDIDATURAS

http://www.tse.jus.br/noticias-tse/2014/Julho/justica-eleitoral-lanca-aplicativo-para-divulgacao-de-candidaturas

Este é o aplicativo oficial do Tribunal Superior Eleitoral. O “Candidaturas” funciona nos mesmos moldes do “Acordei”, mas não é tão sedutor, já que a quantidade de dados disponíveis é menor.

Na lista, o usuário encontra apenas nome completo do candidato, nome escolhido para urna, número, situação do registro de candidatura, cargo, partido, coligação e o link para site oficial.

Segundo o TSE, os dados são atualizados diariamente.

ELEIÇÃO TRANSPARENTE

http://www.eleicaotransparente.com.br/

O mote é antigo: “quem não deve, não teme”. Criado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, em parceria com jornais, mecanismos de busca e institutos de pesquisa, o site “Eleição Transparente” mostra quais partidos e candidatos fizeram pedidos de remoção de conteúdo ao Google.

Até agora, candidaturas às eleições de 2014 entraram com 95 ações na justiça contra a divulgação de informações.

Neste amplo mapeamento, é possível visualizar pedidos de remoção de conteúdos disponíveis na internet filtrados por estado, partido, candidato ou ainda pelas instituições (jornais, blogs, mecanismos de busca) que foram alvo das solicitações.

FICHA SUJA

http://itunes.apple.com/us/app/ficha-suja/id893161540?mt=8

Disponível só para iPhone, o aplicativo “Ficha Suja” ajuda o eleitor a reconhecer políticos brasileiros que enfrentam processos na Justiça.

Em uma grande lista com nomes, cargos e partidos, o usuário visualiza os “ficha suja” por um ícone vermelho. Ao clicar ali, o app detalha os processos em andamento relacionados a cada político.

MANCHETÔMETRO

http://www.manchetometro.com.br/

Um dos sites mais completos sobre as eleições, o “Manchetômetro” monitora notícias publicadas especificamente por Folha de S.Paulo, O Globo, Estado de S. Paulo e Jornal Nacional.

Produzido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o site analisa a cobertura nacional, mostrando, por exemplo, gráficos com a quantidade de matérias de capa para cada um dos três presidenciáveis que lideram as pesquisas. Elas são organizadas pelas seguintes categorias: “favorável”, “contrário” e “neutro”.

(BBC Brasil em São Paulo)

Artigo anteriorDenúncias nessa época tem caráter eleitoreiro, diz Gilberto Carvalho
Próximo artigoCrédito emergencial da AFEAM chega às famílias atingidas pela cheia no AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui