DPE-AM entra com ação para obrigar empresas de ônibus a manter frota

Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM)/Foto: Divulgação

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), por meio das Defensorias Especializadas de Atendimento de Interesses Coletivos e de Direito do Consumidor, apresentou, neste domingo (30), ação com pedido de tutela de urgência para obrigar dez empresas de ônibus do transporte coletivo de Manaus a manter o funcionamento integral dos serviços, sob pena de multa diária no valor da causa, da ordem de R$ 5,4 milhões.


A decisão de interpor a ação ocorreu após denúncias de paralisação de coletivos serem feitas à Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) . O problema teria ocorrido no início da votação do segundo turno na capital.

“A paralisação parcial dos serviços de transporte por parte dos requeridos se traduz em violência ao direito do sufrágio e denota existência de crime eleitoral. Dessa forma, caso não seja atendida a medida aqui requerida, os usuários do serviços de transporte público de Manaus serão os principais prejudicados pela paralisação, pois não poderão exercer seu direito à cidadania”, diz trecho da ação.

No pedido de tutela, a Defensoria Pública também destaca que os usuários do transporte não serão os únicos prejudicados, pois o reflexo da abstenção involuntária nas eleições se traduz a toda a cidade de Manaus.

Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM)/Foto: Divulgação
Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM)/Foto: Divulgação

Argumenta-se, ainda, na ação, que o transporte público coletivo é um serviço essencial para a população, devendo ser prestado pelo ente federativo municipal em regime de concessão ou permissão pública, conforme a Constituição Federal.

Conforme a ação, o prejuízo econômico decorrente da paralisação dos serviços pode bem ser aferido pelo custo do transporte, ida e volta, pelo produto do número de usuários (900.000), a resultar o valor da causa de R$ 5,4 milhões.

A ação foi assinada por seis defensores públicos e apresentada ao juiz plantonista da Comarca de Manaus no início da tarde deste domingo (30).

Fonte: Jornal Floripa

Artigo anteriorApós denúncias, paralisação de ônibus será apurada em Manaus
Próximo artigoEterna Dona Florinda adota tendência e vira youtuber

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui