Amazonas Cidades

Drones vão ajudar na fiscalização da Ageman

Vôo de drone para analisar a evolução da obra - Foto: Marinho Ramos/ Semcom
Redação I
Escrito por Redação I

Técnicos da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) deram início à implementação de um projeto-piloto que prevê o uso de drones nas rotinas de fiscalização dos serviços públicos concedidos pela Prefeitura de Manaus.

Os primeiros testes começaram a ser realizados no sistema de esgotamento sanitário da capital. Os vôos ocorreram na Estação de Tratamento de Esgoto Timbiras, localizada na zona Norte de Manaus. A estrutura foi inaugurada no ano passado e tem atendido a mais de cem mil usuários na Cidade Nova.

O primeiro vôo de monitoramento teve o suporte da Guarda Militar da Prefeitura de Manaus, que já utiliza drones em algumas ações. Em breve, a Ageman estará fazendo a aquisição de novos aparelhos, a partir de um convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Vôo de drone para analisar a evolução da obra – Foto: Marinho Ramos/ Semcom

O diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho, destaca que a iniciativa é inédita entre as agências de regulação no Brasil e que vai auxiliar na elaboração dos relatórios de operação da agência municipal ao garantir um mapeamento real e amplo e possibilitar o cruzamento inteligente dos dados coletados.

“No tocante à fiscalização do saneamento básico, a Ageman sai na frente, mas temos uma experiência semelhante sendo feita em Brasília pela ADASA, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal, no entanto, o foco deles é o monitoramento dos mananciais. Para nós será um incremento a mais nas nossas rotinas de fiscalização”, explicou.

Geoprocessamento

O uso do drone na regulação e no trabalho de fiscalização realizado pela Ageman também vai subsidiar a coleta de dados para as rotinas de geoprocessamento. Os trabalhos de implantação do ambiente de geocolaboração na Ageman iniciaram em agosto de 2018 com o levantamento das informações referentes ao Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto na cidade de Manaus.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário