Duelo de potências: Flamengo x Palmeiras

Precisão, força defensiva e jogo aéreo: os números de Flamengo e Palmeiras pelo Brasileirão - Foto: Reprodução/G1

O jogo entre Flamengo e Palmeiras é decisivo. Caso vença, o Rubro-Negro diminui a vantagem do rival para apenas um ponto e se aproxima da liderança. Para o clube paulista, um resultado positivo no confronto direto consolida o time de Felipão no topo do Campeonato Brasileiro.


O Espião Estatístico* resolveu, então, analisar os pontos fortes de cada equipe para saber como ambos chegam para a partida deste sábado, no Maracanã.

Com casa cheia, os times de melhores campanhas tanto como mandante ou visitante (Palmeiras é o melhor nos dois e Flamengo, o segundo) têm em comum a precisão nas conclusões a gol. Os cariocas se destacam por serem a equipe com mais finalizações certas no Brasileirão: 176. Palmeiras é o sexto, com 149.

Engana-se, porém, quem pensa que a eficiência do vice-líder é melhor. Isso porque o clube paulista precisa de menos arremates para balançar a rede. Com 47 gols em 373 tentativas, o Palmeiras marca a cada 7,94 conclusões. Já o Flamengo precisa de 8,54.

Um dos destaques do Campeonato Brasileiro, Lucas Paquetá é o jogador com mais conclusões certas da competição: acertou 40 das 79 tentativas. Destas, 10 terminaram no fundo da rede. O meia vendido ao Milan é o artilheiro do Flamengo no Brasileirão. Ele é ainda o goleador do time quando joga em casa, com cinco gols. A joia rubro-negra ainda deu uma assistência e tem 23% de participação direta nos gols do Rubro-Negro.

Ao Palmeiras, cabe o cuidado com o poder aéreo do jogador, artilheiro do time em gols de cabeça (três). O Flamengo, no total, já marcou 20 gols nascidos pelo alto. No entanto, este também é um ponto forte dos paulistas: são 22 gols em 124 finalizações aéreas no Campeonato Brasileiro. É o time de melhor aproveitamento no jogo aéreo entre os 20 da Série A.

Confira os dez melhores:

Palmeiras é o time com melhor aproveitamento das finalizações vindas pelo alto — Foto: Espião Estatístico

O problema, porém, é que o artilheiro do time no quesito não joga. Deyverson tem seis gols a partir de jogadas aéreas e é um dos quatro suspensos do clube paulista para o jogo da 31ª rodada. Dudu e Willian são as esperanças, com três gols aéreos cada. Lucas Lima, também com três, é desfalque por suspensão.

A dupla de atacantes é destaque não só no setor aéreo, mas no jogo ofensivo da equipe de Luiz Felipe Scolari. Dudu é o garçom do campeonato, com 10 assistências, e quatro gols. Ele participou diretamente de 30% dos gols do Palmeiras no Brasileiro.

Já Willian é o artilheiro do time, com nove gols, e ainda deu dois passes para gols de companheiros, o que lhe confere uma participação direta em 23% das bolas na rede do time. Além disso, é o jogador com mais gols quando o Palmeiras atuou como visitante na competição, com quatro.

Dudu e Willian são os jogadores com maior participação nos gols do Palmeiras no Campeonato Brasileiro — Foto: Marcos Riboll

Força defensiva

Além de terem os melhores ataques do Brasileirão, Flamengo e Palmeiras são muito fortes atrás. O clube paulista divide o posto de defesa menos vazada com o Grêmio – 19 gols sofridos cada (média de 0,63 por partida). O Rubro-Negro vem logo em seguida, com 22 gols sofridos (média de 0,73). Os números são ainda melhores quando analisados apenas a partir da chegada dos novos comandantes aos respectivos clubes durante o campeonato.

Tanto Felipão como Dorival “arrumaram a casa”: organizaram defensivamente as equipes para impedir que os adversários vazassem suas metas. Desde que Luiz Felipe Scolari assumiu, o Palmeiras sofreu apenas quatro gols em 14 partidas – média de 0,28. Ou seja, cortou pela metade os gols sofridos pela equipe por jogo.

Já Dorival Júnior segue perfeito: ainda não viu César buscar a bola no fundo da rede. O técnico do Flamengo, aliás, tem a missão de contornar a recente polêmica envolvendo o goleiro Diego Alves, com a negativa do goleiro de viajar para Curitiba após ser barrado no último fim de semana, no jogo contra o Paraná.

Novo titular da meta, César foi bem quando exigido e ajudou o time a chegar a marca de 16 jogos sem sofrer gols, feito melhor que do Palmeiras, que não levou gols em 15 partidas.

Atenção ao lado direito da defesa

Pará e Thiago Santos (provável substituto de Mayke na direita) não terão vida fácil neste sábado. Isso porque Palmeiras e Flamengo exploram bastante o jogo pelo lado esquerdo de ataque. Tanto Dudu quanto Vitinho, pontas de ataque pela esquerda principalmente, já marcaram gols por ali.

Ambos os times fizeram mais gols pela esquerda do que pelo meio ou direita. Dos 48 gols do Flamengo, 23 foram pela esquerda, sete pelo meio (três de pênalti) e 18 pela direita. No Palmeiras, os números são parecidos: 22 pela esquerda, sete pelo meio (três de pênalti) e 18 pela direita.

Palmeiras, São Paulo e Flamengo são os times que precisam de menos finalizações para marcar — Foto: Espião Estatístico

Fonte: G1

Artigo anteriorForça Tática detém dupla em posse de carros roubados em duas zonas da cidade
Próximo artigoPolícia Militar desencadeia “Operação Cadeado” nos presídios da capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui