Duo Assad e Orquestra de Violões do Amazonas, no Teatro Amazonas

Os irmãos Assad, estreiam nesta terça no TA/Foto: Divulgação
Os irmãos Assad, estreiam nesta terça no TA/Foto: Divulgação
Os irmãos Assad, estreiam nesta terça no TA/Foto: Divulgação

A Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam) recebe amanhã, terça-feira (29), o Duo Assad, em apresentação que acontece no Teatro Amazonas, a partir das 20h00.

Os irmãos Sérgio e Odair Assad formam um dos principais duos de violão clássico do mundo. Em Manaus, eles realizam um concerto e ministram Master Class para alunos de violão do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro (LAOCS), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e de outras instituições de ensino musical.


Para o maestro regente da Ovam, David Nunes, os amazonenses devem aproveitar o momento da valorização musical. “A música tem sido valorizada em todos os aspectos, como por exemplo, o Jazz, MPB e Ópera. Atualmente, a região integra a rota de shows nacionais e internacionais. É uma grande oportunidade de conhecer mais sobre outros gêneros musicais”, explicou.

Sobre o Duo Assad, Nunes é só elogios. “É a primeira apresentação deles em Manaus. Estou muito animado, pois, os alunos vão poder conhecer mais sobre as técnicas do violão clássico”, revelou o maestro.

O Duo Assad

Com um repertório eclético e corajoso, os irmãos Assad estabeleceram novos padrões para o conceito de virtuosismo. Começaram a tocar juntos ainda muito jovens e rapidamente seu talento e ousadia artística tornaram-se amplamente reconhecidos. A carreira internacional começou com um dos mais importantes prêmios para este instrumento, o Young Artist Competition, em Bratislava no ano de 1979.

O repertório clássico inclui transcrições da grande Literatura de Teclado Barroco de Bach,Rameau e Scarlatti e adaptações de peças de Gershwin, Ginastera e Debussy. Com inúmeros CDs gravados, o Duo é reconhecido por sua produtiva atuação em gravações, principalmente pelas gravadoras Nonesuch Records e GHA Records.

Em 2001, a Nonesuch lançou “Sérgio e Odair Assad Tocam Piazzolla”, que rendeu para o Duo um Grammy Latino. O sétimo álbum da Nonesuch, lançado em 2007,  é “Jardim Abandonado”, nomeado para o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum Clássico, mesmo ano em que Sérgio recebeu o prêmio Grammy de Melhor Compositor por sua música, Tahhiyya Li Ossoulina.

Em 2013, apresentaram-se em turnê pelos Estados Unidos com Paquito D´Rivera, com o show Dances from the New World, também gravado pela GHA e também em inúmeros concertos e recitais pela Europa e América do Sul. Agora os irmãos, preparam um CD inédito patrocinado pela Petrobras, que será lançado na turnê de 2015 e que contará a história da composição para este instrumento no Brasil.(PACult)

Artigo anteriorAdeus, Ronaldinho! Após dois anos e dois meses, craque está fora do Galo
Próximo artigoMais novo estado brasileiro, Tocantins tem seis candidatos a governador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui