

A Polícia Civil do Amazonas, através do 9º Distrito Integrado de Polícia (DIP), registrou na madrugada de ontem (03), as prisões do taxista Janderson Lopes dos Santos, de 26 anos, e Erielson Magalhães Guimarães, de 23, além da apreensão de dois adolescentes de 17 anos, envolvidos em roubo a três estabelecimentos comerciais, em Manaus.
Os quatro são apontados como autores de roubo a um posto de combustível localizado na rua João Câmara, bairro Novo Aleixo, Zona Norte de Manaus. Uma lanchonete e um posto de combustível situados na avenida Alameda Cosme Ferreira, no bairro Coroado, Zona Leste da capital, também foram assaltados pelo bando.
Janderson, Erielson e os dois adolescentes foram capturados pelos policiais militares da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) por volta das 5h, no complexo viário Gilberto Mestrinho, na bola do bairro Coroado, após a guarnição ser informada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) sobre o automóvel que eles estavam, um táxi modelo Siena de placas JXW– 5488, que estaria sendo utilizado para cometer os delitos naquela área.
De acordo com os policiais que efetuaram as prisões e apreensões, eles estavam realizando buscas naquela área no momento em que avistaram a quadrilha na avenida Ephigênio Salles. Os servidores deram ordem para o condutor do táxi estacionar o veículo, porém o pedido não foi acatado pelo motorista. Por conta disso, os militares efetuaram um disparo de arma de fogo que atingiu o pneu do automóvel, forçando a parada do carro.
Com o bando foram apreendidas três facas e um simulacro de arma de fogo que, de acordo com as testemunhas, eram utilizados para intimidar as vítimas durante os delitos, além de dois celulares e R$ 360 em espécie.
“As vítimas ligaram para o número 190 da Polícia Militar e passaram as características dos autores e do veículo utilizados por eles no crime. Diante disso, os policiais da Rocam conseguiram localizá-los. Uma das vítimas nos forneceu as imagens das câmeras de segurança do estabelecimento onde mostra toda a ação deles”, declarou o Delegado Titular do 9º DIP, Pablo Geovanni.
Na ocasião, Pablo Geovanni destacou que um dos estabelecimentos comerciais já havia sido assalto outra vez por eles no último dia 24 de março. A autoridade policial ressaltou ainda que a partir da divulgação das imagens dos flagranteados possivelmente apareçam outras vítimas dessa quadrilha. “Caso tenham outras vítimas do bando, peço que compareçam à sede da delegacia para que sejam realizados os procedimentos cabíveis”, frisou.
Janderson e Erielson foram autuados em flagrante por roubo majorado, corrupção de menores e formação de quadrilha (Artigos 157, 218 e 288, respectivamente, do Código Penal Brasileiro). A dupla foi encaminhada à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde ficará à disposição da Justiça.
Os dois adolescentes foram conduzidos à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI), onde serão aplicadas medidas socioeducativas.