
Ana Marcela Soares e Allan do Carmo, principais nomes das provas de águas abertas do País, já estão em Manaus para participar da Maratona Aquática do Rio Negro Challenge, que acontece no domingo (04), na Ponta Negra, a partir das 08h00, mas, antes das disputas, a dupla olímpica vai participar de ações hoje, sexta-feira e amanhã (02 e 03).
Hoje, sexta-feira (02), das 09h00 às 10h00, Ana Marcela e Alan do Carmo vão participar de um bate-papo no Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, no Santo Antônio, com crianças e jovens que praticam natação no local, ação que tem o objetivo de estimular os pequenos e aproximar os ídolos dos jovens.
“É uma oportunidade que estamos dando para as crianças e que tenho certeza que vai ficar na memória deles. Vão ser experiências contadas, desafios que já foram vividos, emoções sentidas, histórias de vidas que podem parecer muito com a desses pequenos e sonhos que serão compartilhados. Tudo isso para melhorar ainda mais a participação dessas crianças nas aulas de natação”, disse o organizador do evento, Pierre Gadelha.

Amanhã, sábado (03), eles realizam um seminário para atletas federados, na Aquática Amazonas, na Av. Efigênio Salles. “Estamos felizes em receber esses atletas de referência em nossa Cidade. Além disso, eles vão realizar visitas e garantir que mais pessoas se apaixonem pela natação. Tenho certeza que a experiência deles e humildade dos mesmos vão abrilhantar o evento”, comentou Pierre.
Retorno que emociona
De volta à capital amazonense depois de 10 anos, Allan do Carmo, 27, disse que guarda boas lembranças das três vezes que esteve em Manaus, a primeira em 1990, depois em 2000 e a última visita foi em 2006. Todas as vezes que esteve na capital amazonense, ele participou de competições.
“Nadei aqui em 1999, em 2000 e em 2006. Nas duas primeiras não lembro dos resultados. Em 2006 lembro que fiquei em segundo. Desta vez, vou nadar a prova de três quilômetros representando a Marinha e meu objetivo é engrandecer a prova”, comentou o nadador, dono da medalha de bronze pelos Jogos Pan-Americanos 2007, no Rio de Janeiro, e três ouros em competições Sul-Americanas, e foi destaque nas maratonas de 5 km, 10 km e por equipes.
“O sentimento é de muita emoção por estar em Manaus, ainda mais depois de 10 anos sem vir à Cidade, um local que gostei muito à primeira vista e que gera uma curiosidade. Então, sempre é uma expectativa muito grande voltar aqui. Já treinei na Aquática, conheci o Centro de Manaus e agora vou reviver a Maratona de novo. É uma emoção muito grande”, contou.
Allan terá ao lado dele no Rio Negro Challenge a maratonista Ana Marcela, que participou das Olimpíadas de Pequim 2008 e Rio 2016, além de ser dona de 11 pódios internacionais consecutivos e ser a única medalha de ouro para o Brasil no Mundial de Kazan, na prova dos 25 km.
Rio Negro Challenge
O Rio Negro Challenge envolve três provas, sendo a tradicional Travessia Almirante Tamandaré (8,5Km), o Circuito Mirim (400m), e a Maratona Aquática (1,5Km e 3Km).
Ao todo, estão confirmadas a participação de 210 atletas do evento, envolvendo 40 para a Travessia, 130 para a Maratona e 40 para o Curumim. Deste total, 60 atletas são de outros 11 estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Roraima, Rondônia, Bahia, Pará, Mato Grosso do Sul e Paraná.
LOCAL
Data: 04 de Dezembro (Domingo)
Circuito Curumim
Local: Praia da Ponta Negra
Largada: 07h00
Travessia Rio Negro
Local: Praia do Camaleão
Largada: 07h30
Maratona Aquática Amazonas
Local: Praia da Ponta Negra
Largada: 08h00