É grande a lista de prefeitos ‘ficha suja’ no Amazonas, diz TCU

Foto: Reprodução

Já está disponível no portal do Tribunal de Contas da União (TCU) a lista com os nomes de prefeitos que tiveram contas rejeitadas pela corte. Alguns candidatos à reeleição no Amazonas constam na lista de ficha suja do órgão em conforme regram não poderiam concorrer ao pleito deste ano.

Alguns dos nomes da lista do TCU são Saul Bermeguy (PL), atual preito de Tabatinga, e Ivon Rattes (PSC), que responde pela prefeitura de Envira. Mamoud Amed, que já foi prefeito de Itacoatiara, também está na lista.

No caso de Bermeguy, que busca a reeleição em Tabatinga, são duas prestações de contas irregulares, conforme o TCU. Enquanto Ivon Rattes, que foi reeleito em Envira, tem cinco pendências com a casa.

Gean Campos também quer se reeleger em Lábrea e já foi condenado três vezes pelo TCU. Outros prefeitos do Amazonas reeleitos ou que querem se manter no cargo também estão na lista do tribunal.

Vale ressaltar que o TCU não declara a inelegibilidade de responsáveis por contas julgadas irregulares. Essa competência é da Justiça Eleitoral. Ao Tribunal cabe apresentar a relação das pessoas físicas que se enquadram nos requisitos legais.

A “lista de responsáveis com contas julgadas irregulares” – ou simplesmente “lista” – remetida à Justiça Eleitoral é extraída do cadastro de contas julgadas irregulares (Cadirreg) do TCU, se constituindo, portanto, um subconjunto deste. É possível ao cidadão, ainda, emitir diretamente no Portal do TCU a certidão negativa de contas julgadas irregulares para fins eleitorais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui