Eclipse solar parcial poderá ser visto do Museu da Amazônia

Torre de observação do MUSA, com 42 metros de altura. Foto: Divulgação

Na tarde da próxima segunda-feira (21/8) os olhos de parte do planeta vão se voltar para o céu por um motivo especial. Um eclipse solar que vai fazer o dia virar noite em alguns pontos do mundo. Nos Estados Unidos ele será visto em sua totalidade.


Aqui no Brasil o eclipse será parcial e poderá ser visto na maior parte do país, principalmente nas regiões norte e nordeste. Em Manaus, ele deve começar as 15h12 e terminar às 16h56. Com o máximo do eclipse sendo às 16h07. O Museu da Amazônia em parceria com o Clube de Astronomia de Manaus, Museu Amazônico, Observatório Astronômico Rei do Universo (Oaru), Clube de Astronomia da Ufam e o programa de pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, promove uma observação pública do alto da torre do Musa.

Torre de observação do MUSA, com 42 metros de altura. Foto: Divulgação

O custo para a observação com orientação de astrônomos amadores será de R$10 em solo e R$20 do alto da torre. Estudantes de universidade e escolas públicas não pagam. Moradores de Manaus têm desconto de meia-entrada. É necessário apresentar comprovante de renda e documento de identidade com foto.

Cuidados: Para quem quiser contemplar o eclipse algumas dicas são importantes. Nunca olhar diretamente, nem apontar binóculos ou telescópios na direção do sol. Isso pode danificar o equipamento, além de causar cegueira permanente. Óculos escuros também não são recomendados porque muitos não têm proteção contra raio ultravioleta. Para visualizar o eclipse o correto é utilizar o filtro de solda número 14 (que pode ser encontrado em casas especializadas de solda).

Artigo anteriorProjeto “De bike pelo Centro”
Próximo artigoO ‘Filho do Vento’ Euler acompanha filha na disputa do Brasileiro de Ginástica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui