Eduardo Braga é recepcionado com “apagão” na cidade de Manaus

Ministro Eduardo Braga
Ministro Eduardo Braga
Ministro Eduardo Braga

Ao chegar a Manaus, na véspera de conceder uma coletiva às emissoras de rádio, TVs e jornais locais, o ministro de Minas e Energia Eduardo Braga (PMDB), foi “recepcionado” com um “apagão” que deixou pelo menos 25 bairros da cidade sem energia elétrica.


De acordo com reclamações que pipocaram de todos os pontos da cidade, foram registradas interrupções no fornecimento de energia nas seguintes áreas: no Centro, Flores, Raiz, Alvorada, São Lázaro, Cidade Nova, Nova Cidade dentre outros 20 bairros da cidade.

O “apagão” gerou a revolta dos consumidores, que nas redes sociais, fizeram pesadas críticas a Eletrobrás/Amazonas Energia e ao ministro de Minas Energia Eduardo Braga, que na sexta-feira de manhã veio a Manaus para dizer justamente, que o Brasil e o Amazonas não sofreriam mais com racionamento de energia e nem com apagões. Vide entrevista na Rádio Tiradentes.

De acordo com os internautas, nos bairros da cidade a energia ia embora e depois retornava deixando milhares residências às escuras e os aparelhos eletroeletrônicos, queimados.

O pior é que junto com a energia, o sistema de fornecimento de água também foi afetado, com milhares de pessoas em ficando sem água nas torneiras.

Tudo isso acontecendo em pleno inverno, quando o consumo de energia atinge os menores índices. No verão, por volta de agosto a outubro, existe o temor de repetições diárias de corte de energia e apagões em larga escala por toda a Manaus.

Os esforços do ministro em “pregar” normalidade no setor energético do país, mais especificamente do Amazonas, pareceu meio insustentável. E o apagão registrado à véspera de sua visita ao Estado, pareceu um recado, bem dado, à equipe de apoiadores do senador licenciado.

Manaus Ambiental

A empresa Manaus Ambiental divulgou nota em que afirmou que “Após apagão na rede elétrica da Eletrobras Amazonas Energia, na quinta-feira (9), por volta das 7h da noite, todo o sistema da Manaus Ambiental sofreu interrupção.

Foram afetados, o Complexo de Produção da Ponta do Ismael, a Estação de Tratamento Ponta das Lajes e a Estação do Mauazinho.

Mesmo após a recuperação da rede elétrica da cidade, o sistema da Manaus Ambiental permaneceu desligado por mais 30min. A equipe de engenharia da concessionária recebeu orientação para retomar as atividades em seus complexos de forma gradativa.

Em nota, a Eletrobras Amazonas Energia informou que as quedas ocorreram por volta das 19h15.”Houve desligamento das linhas de 500 kV (Tucuruí – Manaus – Macapá) do Sistema Interligado Nacional (SIN), conforme informações repassadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS)”, informou.
Segundo a empresa, a ocorrência provocou o corte de cerca de 50% da carga na cidade de Manaus.

Artigo anteriorO ex-governador Ciro Gomes exige renúncia de Eduardo Cunha
Próximo artigoPoeta Celdo Braga é homenageado na ‘Semana da Literatura Amazonense’

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui