Educador Físico explica os benefícios das aulas de alongamento

Foto: Divulgação

Se você acha que praticar o alongamento do corpo é necessário apenas para evitar lesões, saiba que os benefícios desse tipo de atividade vão muito além e são tão importantes quanto os treinos de força e aeróbicos.

Segundo o educador físico da Fórmula Academia, Luan Andrade, o alongamento serve para aquecer o corpo antes das atividades físicas, mas essa não é sua única função. Ele explica que, mesmo para quem não tem o hábito de exercitar-se regularmente, o alongamento pode ser bastante benéfico para o corpo e a mente, pois causa uma sensação de relaxamento e bem-estar.

Luan Andrade ressalta que o primeiro e mais conhecido benefício dessa atividade é a prevenção a lesões. Isso porque, no momento do alongamento, acontece o fortalecimento das fibras musculares. Outra vantagem é o aumento da flexibilidade, o que ajuda na execução de tarefas simples do dia a dia, como por exemplo, abaixar para pegar algo.

Na Fórmula Academia todos os alunos são orientados para que realizem alongamento antes de iniciar um exercício. Além disso, a academia mantém uma aula específica de alongamento, que acontece sempre às segundas, quartas e sextas-feiras. É uma aula indicada para pessoas de qualquer idade. Para saber mais sobre os horários das aulas basta acessar o instagram @formulapontanegra.

Luan destaca que a sensação de bem-estar físico é outro ganho proporcionado pelo alongamento. “Essa atividade promove o relaxamento muscular e, assim, diminui a tensão causada pelo estresse do dia a dia. Quem pratica alongamento evita dores nos ombros, pescoço, costas, que na maioria das vezes são provocadas pela tensão muscular. O sono também melhora”, frisou.

A má postura, ocasionada pela permanência em posições incorretas, é também combatida através do alongamento. “Nas aulas, o aluno passa a condicionar o seu corpo para a postura correta e isso, a longo prazo, é levado para o dia a dia”.

Assim como qualquer outra atividade física, o alongamento proporciona o bem-estar mental, já que no momento do exercício é liberado serotonina, hormônio responsável pela sensação de relaxamento e tranquilidade. “A partir do momento em que a pessoa sente-se mais calma, os níveis de estresse diminuem e a mente trabalha melhor”, afirma o professor. A prática do alongamento, de acordo com ele, também oferece benefícios para a memória, para a criatividade e amplia a capacidade de concentração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui