Eleições dos grêmios estudantis movimenta alunos da rede municipal de Manaus

Foto: Mário Oliveira / Semed

Visando a promoção do protagonismo infantojuvenil, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu, nesta quinta-feira, 4/5, o “Dia D das Eleições dos Grêmios Estudantis”, em 297 escolas de ensino fundamental anos iniciais e finais, escola indígena e com modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).


O Grêmio Estudantil é o órgão máximo de representação dos estudantes das unidades de ensino com objetivo de defender os direitos e interesses, exercitando a aprendizagem ética cidadã. É uma organização sem fins lucrativos que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais.

Na escola municipal Joaquim da Silva Pinto, no bairro Crespo, zona Sul, a secretária de Educação, professora Dulce Almeida, conversou com o presidente do grêmio eleito por aclamação, Salomão Figueira, do 4º ano. Durante o diálogo, ela explicou a importância do momento para a educação.

“O prefeito de Manaus, David Almeida, ele também já foi um menino de periferia, e eu uma menina. Nós somos periferia. Hoje, Salomão é um menino, mas daqui a um tempo vai ser um homem, e todos vocês, daqui a pouco serão homens e mulheres que com certeza trarão aos papais e às mamães de vocês muita felicidade, muito orgulho, porque é para isso que nós trabalhamos, é para isso que lutamos a cada dia pelos nossos filhos”, ressaltou a secretária.

Durante o discurso de posse, Salomão prometeu aos colegas, que no mandato de dois anos, ele ouvirá todo o corpo discente e vai procurar intermediar com a gestão da unidade, os interesses dos estudantes.

“Com base nesses pedidos, vou organizar propostas que farão bem para alunos e professores de toda a comunidade escolar. Lembrando que sempre atenderemos com atenção as ideias e opiniões de todos os alunos, sendo um direito dos mesmos a ter participação nas atividades do Grêmio”, completou.

Função

Os 297 grêmios constituídos em 2023 se juntam aos 28 que já estavam ativos e surgiram em 2022, totalizando 325. Para ter um grêmio, a gestão da escola precisa ser participativa e ter iniciativa de solicitar, bem como o corpo de alunos tem que exercer a vontade de participar democraticamente da gestão escolar.

Todos os grêmios constituídos vão auxiliar a gestão escolar, participando do projeto Busca Ativa Estudantil, realizando a ação Juventude Consciente, para promover o engajamento dos estudantes nas práticas pedagógicas, na autonomia e na capacidade para tomar decisões. Eles vão desenvolver projetos conforme os eixos: cultural, literário, artes, promoção da saúde, esporte, lazer, comunicação, tecnologia, meio ambiente e empreendedorismo, sob a orientação dos projetos e programas do plano de governo.

Ao todo, as atividades do Grêmio devem reunir, ao longo do ano, mais de 87.800 pessoas entre alunos, professores e gestores.

Artigo anteriorGranada é encontrada após tiroteio entre traficantes no Parque São Pedro
Próximo artigoConsulta de empreendimento minerário está impossibilitada em Autazes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui