Eletrobrás pode instalar série de usinas fotovoltaica em Autaz

Engenheiro Robson de Bastos implantando painéis solares.
Engenheiro Robson de Bastos implantando painéis solares.
Engenheiro Robson de Bastos implantando painéis solares.

Especialista em fontes alternativas garante que o atendimento em comunidades isoladas no Amazonas pode ser feito somente através de painéis fotovoltaicos.
O Coordenador do Comitê Gestor Estadual do Programa Federal Luz Para Todos recebeu a visita do engenheiro Itauna Paulo Durso Jacob, especialista em projetos de fontes alternativas de energia elétrica e ex-coordenador do Programa de Desenvolvimento Energético de Estados e Municípios (PRODEEM), com o objetivo de levar energia elétrica através de painéis solares a comunidades remotas, atendendo principalmente escolas de ensino fundamental. Itaúna também fez parte do projeto ribeirinha, desenvolvido na década de 1990, pela Eletrobrás.
A reunião é continuidade das ações do atual programa de Universalização de Acesso e Uso da Energia Elétrica, considerando que o Luz Para Todos, tem previsão de termino em 31 de dezembro de 2014.
O engenheiro Robson de Bastos esclareceu, que apesar do Programa de Governo já ter alcançado o objetivo inicial de eletrificar 81 Mil domicílios, ainda restam aproximadamente 60 Mil a serem atendidos com eletrificação no âmbito da universalização do acesso e uso da energia elétrica, conforme entendimento estabelecido entre a Concessionaria Amazonas Distribuidora de Energia e a Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
O especialista Iatuna Jacob disse que deve levar em consideração o ciclo das águas e a possibilidade de se utilizar a biomassa para geração de energia nas comunidades isoladas, dependendo do potencial e da biodiversidade.


Artigo anteriorPF diz que prendeu 18 pessoas em nova etapa da Operação Lava Jato
Próximo artigoVestibular da UEA reúne mais 84 mil candidatos, no fim de semana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui