

Especialista em fontes alternativas garante que o atendimento em comunidades isoladas no Amazonas pode ser feito somente através de painéis fotovoltaicos.
O Coordenador do Comitê Gestor Estadual do Programa Federal Luz Para Todos recebeu a visita do engenheiro Itauna Paulo Durso Jacob, especialista em projetos de fontes alternativas de energia elétrica e ex-coordenador do Programa de Desenvolvimento Energético de Estados e Municípios (PRODEEM), com o objetivo de levar energia elétrica através de painéis solares a comunidades remotas, atendendo principalmente escolas de ensino fundamental. Itaúna também fez parte do projeto ribeirinha, desenvolvido na década de 1990, pela Eletrobrás.
A reunião é continuidade das ações do atual programa de Universalização de Acesso e Uso da Energia Elétrica, considerando que o Luz Para Todos, tem previsão de termino em 31 de dezembro de 2014.
O engenheiro Robson de Bastos esclareceu, que apesar do Programa de Governo já ter alcançado o objetivo inicial de eletrificar 81 Mil domicílios, ainda restam aproximadamente 60 Mil a serem atendidos com eletrificação no âmbito da universalização do acesso e uso da energia elétrica, conforme entendimento estabelecido entre a Concessionaria Amazonas Distribuidora de Energia e a Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
O especialista Iatuna Jacob disse que deve levar em consideração o ciclo das águas e a possibilidade de se utilizar a biomassa para geração de energia nas comunidades isoladas, dependendo do potencial e da biodiversidade.