
Na manhã do último sábado, cerca de 60 atletas, entre 16 e 19 anos, participaram da primeira etapa do Campeonato Amazonense Caixa de Atletismo Juvenil, na Vila Olímpica de Manaus, no bairro Dom Pedro, divididos em 19 provas e deram um show de qualidade técnica, evento é uma realização da Federação Amazonense de Atletismo (Fedaeam).
O jovem atleta da escolinha de esportes da Sejel, Lucas Gadelha, foi um dos destaques da prova. Em sua estreia no circuito de competições, ele conseguiu faturar o 2º lugar na prova de 110 metros com barreiras. “Me preparei bastante para o campeonato e consegui o segundo lugar. Para mim, foi algo surpreendente, e agora vou me esforçar cada vez mais durante os treinos para chegar ao lugar mais alto do pódio. Estou muito feliz, pois percebi que sou capaz”, destacou o jovem de 17 anos.
Diferente de Lucas, Elizandra Dantas já é bastante conhecida no meio esportivo. No currículo, a veterana das pistas carrega o título de campeã brasileira de Atletismo nos 200 metros, conquistado em 2105 pela categoria Menor, e nesta manhã a atleta ainda faturou mais uma medalha para a coleção: venceu os 400 metros rasos.
“Treino de domingo a domingo aqui na Vila para manter o ritmo e melhorar meu desempenho e fico muito satisfeita com o resultado, pois a competitividade é grande”, afirmou a jovem atleta, que garantiu pontos no ranking nacional e já está classificada para o Campeonato Brasileiro Juvenil e também para o Inter Seleções, que acontece em junho, em Porto Alegre (RS),
“Pelo Inter vou participar das provas de 200 e 400 metros e preciso marcar 54′ para me classificar para o Mundial. O foco agora é total para me destacar. Se Deus quiser, vai dar tudo certo e vou conseguir essa vaga no Mundial”, frisou a atleta.
Para a presidente da Fedaeam, Marleide Borges, o número de inscritos para o Campeonato surpreendeu as expectativas. “Tivemos pouco mais de 100 inscritos no campeonato. Atletas bem colocados no ranking nacional ou que estão em sua primeira competição. Um dos intuitos do campeonato é mostrar que o atleta pode ir além, superar seus próprios recordes. Creio que teremos grandes nomes do Amazonas competindo no nacional e já tivemos uma prévia da boa qualidade técnica hoje”, destacou.