Elysa e Leonardo brilham no Troféu ´Waldir Oliveira´ de natação, na PN

Elysa no pódio feminino/Foto: Antonio Lima

Os amazonenses Elysa Oliveira e Leonardo Brasil foram absolutos na 1º Etapa do Circuito Norte/Nordeste de Maratonas Aquáticas, Troféu Waldir de Oliveira, na manhã de ontem (22), na praia da Ponta Negra, pela categoria principal. Com o percurso de 2,5 km, a competição contou com a participação de 50 atletas.
Disputando há três anos circuitos em águas abertas, esta foi a primeira vez que Elysa, de 14 anos, participou do Troféu Waldir Oliveira e, de cara, dominou de ponta a ponta, as duas voltas da prova, marcando 39min12seg, chegando com tranquilidade, em relação à segunda e terceira colocadas, Luciana Kalvon e Siomara Viera, que fecharam a prova em 49min10seg e 51min20seg, respectivamente.


“Estou muito feliz, pois este resultado superou as minhas expectativas. É lógico que eu treino para me destacar, mas esta prova é bastante puxada e qualquer erro pode comprometer o resultado”, disse Elysa, que vem colecionando medalhas nos últimos dias. Isso porque, na sexta-feira e no sábado, 20 e 21, ela disputou a Copa Amazônia – Troféu Leônidas Marques, no Sesi,  e faturou ouro em todas as seis provas que encarou, sendo 200 e 400 medley, 400 e 200m costas e 400 e 800m livres.

Leo recupera e é ouro

No certame para quem ocuparia o lugar mais alto do pódio pela Absoluto Masculino, Leonardo Brasil mostrou fibra e após a primeira volta parelha com Caio Sakamoto e Vitor Gadelha, o nadador conseguiu ultrapassar seus adversários no meio da segunda volta e disparou rumo à chegada, cravando 34min07seg.

“Na segunda volta, bem no início, eu ainda tive que ajeitar o óculos, mas eu consegui recuperar, mantive meu psicológico, e consegui vencer”, contou Leonardo, que no final do ano pretende disputar a Travessia Almirante Tamandaré

Assim como Elysa, o jovem de 18 anos fechou o final de semana com chave de ouro, pois se deu bem na Copa Amazônica, ao conquistar a primeira colocação pelos 1.500m, 400m e 400m livres. “Eu estava bem cansado para fazer a Maratona hoje (domingo), pois participei e medalhei na Copa Amazônica, mas todo o esforço valeu a pena”, ressaltou.

De acordo com o presidente da Federação Amazonense de Desportos Aquáticos (Fada), Victor Façanha, mais conhecido como Botinho, os resultados de Elysa e Leonardo nas duas competições – Maratona e Copa os classificaram para Norte e Nordeste em Fortaleza, dia 29 de junho.

“Esses dois atletas são os dois novos fenômenos da natação amazonense e vem colhendo frutos da intensa dedicação nos últimos anos. Eles prometem se destacar ainda mais no decorrer deste e próximos anos e são nossas promessas na competição de Fortaleza”, considerou Botinho, que também é treinador da ‘dupla de ouro’, pela equipe La Salle.

Simplício no pódio

Outro que também mostrou força diante do imponente Rio Negro foi o nadador Simplício Campos, que competiu pela categoria Pessoas com Deficiência (PCDs). O paratleta completou a prova em 58min46seg, bem à frente do segundo colocado, Alexandre Batista, que terminou em 1h09min40seg.

“Gostei do meu tempo, era para esta marca que eu estava trabalhando e participo da prova também para divulgar a Maratona para as pessoas com deficiência, pois o número de participantes nesta categoria ainda é restrito e queremos mais competitividade para os próximos anos. Meu objetivo é mostrar que nós, PCDs, também podemos realizar a competição em águas abertas”, disse Simplício, que no dia 19 de junho vai conduzir a Tocha Olímpica, em Manaus e, antes, 04 de junho, disputa os Jogos Abertos de Fortaleza, que pode credenciá-lo para o Brasileiro 2016.

”O Brasileiro vai ser importantíssimo para mim, pois esta será a última prova do ano que classifica para os Jogos Paralímpicos Rio 2016 e eu ainda tenho esperança de representar meu País no maior evento esportivo do mundo”, declarou.

....e Leonardo, absoluto no masculino/Foto: Antonio Lima
….e Leonardo, absoluto no masculino/Foto: Antonio Lima

Resultado Absoluto Masculino

1- Leonardo Brasil- 34min07seg

2-Caio Sakamoto – 34min46seg

3 – Vitor Gadelha – 34min50seg

Resultado Absoluto Feminino

1-Elysa Oliveira -39min12seg

2-Luciana Kalvon – 49min10seg

3- Siomara Vieira- 51min20seg

Artigo anteriorCombate a violência sexual contra menores, em debate na Assembleia do AM
Próximo artigoEm diálogos gravados, Jucá fala em pacto para deter avanço da Lava Jato

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui