Em Aula Magna da UEA, Omar Aziz ressalta avanço do ensino superior

Governador Omar Aziz profere aula inaugural da UEA/Foto: Alex Pazuello

Governador Omar Aziz profere aula inaugural da UEA/Foto: Alex Pazuello


Omar profere aula inaugural da UEA/Foto: Alex Pazuello

Foi iniciado hoje, segunda-feira (17), com Aula Magna proferida pelo governador Omar Aziz, o período letivo para os alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) matriculados nos cursos de oferta regular da instituição na capital e no interior.

Em mensagem dirigida aos mais de 22,3 mil alunos matriculados, proferida no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), no bairro Cachoeirinha, em Manaus, e transmitida via satélite para todos os núcleos da UEA no interior, o governador falou sobre os avanços alcançados pela instituição, entre eles a primeira eleição direta para a escolha de reitor.

Os 5.808 novos alunos que acabam de ingressar já entram com o direito de votar para eleger o novo reitor, com as eleições marcadas para acontecer no mês de março próximo. “Hoje, estamos completando um ciclo que iniciou em 2010, quando assumi o governo e minha primeira atitude em relação à UEA foi dar o direito à comunidade acadêmica escolher os diretores de unidade. A partir daí, abriu-se um espaço para a discussão que fez com que chegássemos a um estágio tão grande que é a escolha do reitor, consolidando o processo de democratização na UEA”, disse o governador.

Outras conquistas relevantes no processo de consolidação da UEA citada pelo governador é o fato da instituição estar presente em todos os municípios e a construção da Cidade Universitária. Segundo o governador, todos os 62 municípios possuem cursos de nível superior. Além disso, 17 deles estão ganhando núcleos da instituição, sendo o mais recente o de Envira, a 1.208 km de Manaus em linha reta.

Sobre a Cidade Universitária, que está sendo erguida em Iranduba, na Região Metropolitana de Manaus, o governador disse que não terá tempo de inaugurar a obra, mas que se sente realizado em ter criado o projeto e lembrou que o complexo terá alojamento para 2 mil estudantes do interior. “Eu espero ter contribuído para engrandecer a UEA ao passar pelo governo”, afirmou Omar Aziz.

O governador também agradeceu a presença do reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Levi da Conceição, que veio a Manaus para firmar com a UEA convênio de cooperação técnica. A parceria, que terá duração de cinco anos, foi assinada nesta segunda-feira (17 de fevereiro). O convênio de cooperação mútua prevê a criação de novos programas de pós-graduação e a qualificação de cerca de 300 professores do quadro de docentes da UEA. Com isso, a instituição deve ampliar dos atuais 20% para 50% a quantidade de professores em serviço com titulação de mestrado e doutorado. A cooperação engloba a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e vai beneficiar também grupos de pesquisa em atuação no Estado.

Vagas na capital e interior – Do total de 5.809 vagas ofertadas para 2014 no Vestibular e no Sistema de Ingresso Seriado (SIS), 1.940 foram destinadas às unidades da UEA em Manaus e 3.585 aos Núcleos e Centros da Universidade no interior do Amazonas. Em 2014, a UEA oferece 38 cursos de oferta regular (oferecidos anualmente), sendo nove cursos novos na capital e interior: Arqueologia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Educação Física, Tecnologia em Agrimensura, Tecnologia em Agroecologia, Tecnologia em Construção Naval, Tecnologia em Logística e Tecnologia em Petróleo e Gás.

 

Artigo anteriorServidores Públicos Federais lançam campanha salarial no AM
Próximo artigoAquisição direta de Alimentos beneficia 600 famílias, em NA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui