Em Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB) é reeleito prefeito

O atual prefeito venceu Edmilson Rodrigues, do PSOL/Foto: Divulgação

Zenaldo Coutinho (PSDB) foi reeleito neste domingo (30) prefeito de Belém (PA), vencendo o adversário Edmilson Rodrigues (PSOL) no segundo turno das eleições municipais. A eleição do candidato tucano mantém no poder o mesmo grupo político que governa o Pará há 20 anos e a Prefeitura de Belém há 12 anos. Com 97,93% das urnas apuradas, Zenaldo tinha 52,2% dos votos contra 47,8% de Edmilson.


Ainda não é garantido, porém, que o tucano poderá ser empossado e completar seu próximo mandato.

No último dia 19, Zenaldo foi multado e punido com a cassação do registro de suacandidatura pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará. Ele foi acusado de usar a estrutura pública para fazer propaganda de si mesmo fora do período permitido por lei, após uma série de publicações feitas no perfil do Facebook da prefeitura. O tucano recorreu e pode continuar na campanha.

O atual prefeito venceu Edmilson Rodrigues, do PSOL/Foto: Divulgação
O atual prefeito venceu Edmilson Rodrigues, do PSOL/Foto: Divulgação

Agora reeleito, há dúvidas se poderá assumir. Advogados consultados pelo UOL se dividem sobre o tema. Para alguns juristas, Zenaldo pode assumir normalmente e governar até que haja uma decisão final, quando o processo for julgado em última instância, pelo Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. Para outros, o tucano só poderia assumir em 1º de janeiro se, antes dessa data, um julgamento em segunda instância mudasse a decisão inicial.

Fonte: UOL

Artigo anteriorJornalista é preso por distribuir propaganda irregular, diz PF
Próximo artigoSimone se diz ‘gorda’ e recusa posar nua: “Corpinho de leão”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui