Em encontro no Uruguai, parlamentares debatem integração via BR-319

Parlamentares reunidos em Montivideu/Foto: Divulgação

Parlamentares regionais e municipais da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, e dirigentes da União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul (UPM), prefeitos, gestores e empresários, participaram da reunião do Pré-Fórum do Corredor Bioceânico Central, realizado em Montevidéu, no Uruguai, quando importantes propostas foram apresentadas com o objetivo de consolidar a integração, e promover o desenvolvimento econômico dos países membros do Mercosul e Chile.
O presidente do Bloco Brasileiro da UPM, deputado Francisco Souza (PTN), destacou a importância da revitalização da BR-319 nesse processo de integração. “O Amazonas é uma peça fundamental para esse projeto. Hoje estamos ligados a Roraima e Venezuela, se desejamos uma inclusão de toda a America Latina, devemos lutar pela construção da Ponte sobre o Rio Solimões e recuperar a BR-319 ”. Enfatizou Souza.


A proposta do parlamentar, acatada pelo Fórum, é a de garantir a participação de autoridades governamentais e técnicos da área de infraestrutura dos países envolvidos nas discussões, que deverão ter continuidade em abril do próximo ano durante o 3º Seminário Mercosul Cidadão, a ser realizado em Chapecó, Santa Catarina.

Parlamentares reunidos em Montivideu/Foto: Divulgação
Parlamentares reunidos em Montevideu/Foto: Divulgação

O Fórum da UPM discutiu a ligação dos oceanos Atlântico e Pacífico, dos portos de Valparaíso, Chile, ao porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

O vice-presidente da UPM pelo Chile, conselheiro Carlos Briseño, apresentou as diversas opções de ligação bioceânica (Pacífico – Atlântico), enfatizando as necessidades de investimentos dos países em infraestrutura.
Para o deputado catarinense Leonel Pavan, é necessário garantir a inclusão dos portos catarinenses. “A abertura de um corredor logístico, com investimentos em ferrovias e rodovias, atravessando os países do Mercosul saindo do Chile, é uma importante alternativa para intensificar o comércio exterior dessas nações”. No entanto, “é necessário um maior comprometimento dos governos nacionais com esta proposta”, defendeu.

Turismo na integração regional

Os dirigentes da UPM também promoveram no sábado (5), discussões preparatórias ao 3º Fórum de Turismo a ser realizado em março em Montevidéu e Maldonado, departamentos do Uruguai.

Na oportunidade, o prefeito de Montevidéu, André Abt, palestrou sobre a potencialidade turística de seu município e apresentou os investimentos feitos pelo seu governo.
Claudio Visillac, Diretor de Turismo do Departamento de Montevidéu, complementou as informações com dados gerais sobre o desenvolvimento do setor.

Segundo o deputado Francisco Souza (PTN),  a discussão tem um efeito positivo na troca de informações e projetos para alavancar o turismo. “Esse debate fortalece o nosso discurso sobre a importância do turismo na economia e a troca experiências nas diversas áreas onde o seguimento está inserido, como por exemplo, o turismo de fronteira que tem crescido nos últimos anos”, afirmou.

Artigo anteriorNASA simula colisão de asteroide em Los Angeles e define possíveis planos de emergência
Próximo artigoMais de 5 mil sírios fugiram desde início de ofensiva contra Raqa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui