
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), através do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), apreendeu mais de 150 quilos de maconha, avaliados em 3 milhões de reais, na quarta-feira (09/10). Um homem, Diego da Costa Pinto, de 34 anos, foi preso em flagrante nos bairros Planalto e Colônia Terra Nova.
Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (10/10), o delegado-geral Bruno Fraga destacou que a apreensão causa um grande prejuízo ao crime organizado e reforçou o combate ao narcotráfico, tanto no interior quanto em Manaus. “Estamos desarticulando organizações criminosas, o que reduz crimes e a mercancia de entorpecentes no Estado”, afirmou.

O delegado Rodrigo Torres, diretor do Denarc, explicou que as investigações começaram há um mês, após informações da Receita Federal sobre o armazenamento e embalagem de drogas em uma residência para envio a São Paulo. Diego usava transportadoras para essa atividade.
Durante as diligências, foram encontrados 50 quilos de maconha no carro de Diego, que indicou ter mais drogas em casa, onde também foram apreendidas seladoras e materiais para embalagem. Ele estava a caminho de casa para embalar a droga.

As investigações indicam que a maconha veio de Japurá, a 744 quilômetros de Manaus, e ainda buscam identificar o fornecedor local. Diego responderá por tráfico de drogas e por outros inquéritos, já que enviou drogas a São Paulo em outras ocasiões. Torres acrescentou que investigações sobre transportadoras e empresas de correspondência relacionadas a essa atividade continuam.