
Somente nos últimos três dias, o rio Negro voltou a subir. O fenômeno é registrado em meio à maior estiagem da história do Amazonas, de acordo com a medição do rio feita no Porto de Manaus.
Nesta segunda-feira (30), o rio registrou 12,87 metros. A marca representa17 centímetros a mais do que a medição de sexta-feira (27), quando estava em 12,70, o menor nível já registrado em mais de 120 anos.
A estiagem no Amazonas, considerada a pior da história, levou 60 municípios do estado a decretarem situação de emergência e fez com que comunidades ribeirinhas ficassem ilhadas, já que os rios são as principais vias de transporte para o interior do estado e, com nível baixo, os barcos grandes não conseguem as condições mínimas de navegação.