
Uma embarcação que transportava passageiros naufragou na tarde de sexta-feira (29), por volta das 17h10, no rio Amazonas, na Comunidade de Uricurituba, nas proximidades do município de Itacoatiara (a 211 quilômetros de Manaus, via fluvial). Não houve vítimas, apenas danos materiais. A informação foi confirmada pela Capitania dos Portos, da Marinha do Brasil.
Informações dão conta que o barco recreio Coronel Tavares, afundou ao bater no troco de uma árvore que estava flutuando no meio do rio, causando um furo no casco. Os 60 passageiros, entre a maioria crianças, que estavam à bordo foram resgatados por volta das 21h40 pela 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros e lavados ao porto do município de Parintins (a 475 quilômetros de Manaus, via fluvial).

“Depois de bater a água começou a entrar e todos os passageiros foram orientados a usar o colete salva-vidas. Ribeirinhos da região nos ajudaram a sair do barco em pequenas embarcações até a margem do rio. Nesse momento, os passageiros tentavam tirar as bagagens, mas o barco virou causando desespero e gritaria”, contou aos prantos a estudante Suammy Saiury, de 18 anos, por telefone à redação do Gazeta Parintins.
O barco saiu do cais do porto de Parintins por volta das 8h, fazendo uma parada no porto da Cidade Garantido. Por volta das 10 horas, seguiu o destino para a capital amazonense.
Por Josemar Antunes