Emprego e renda crescerá até 80% em Rio Preto da Eva, friza Josué Neto

Josué Neto em visita a Feira de Produtos do Rio Preto/Foto: Felipe Augusto

A efetivação da Matriz Econômica Ambiental, aliada a uma série de ações realizadas em Rio Preto da Eva, a 57 quilômetros de Manaus, entre elas a inauguração da Feira de Produtos Regionais, podem aumentar em pelo menos 80% a geração de emprego e renda no município, segundo estimativa do presidente da Comissão de Finanças Públicas da Assembleia Legislativa do Amazonas, Deputado e economista Josué Neto (PSD), com base em dados da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).
O Deputado esteve em Rio Preto da Eva, no último fim de semana, acompanhando as ações de aniversário de 35 anos da cidade, ao lado do prefeito Anderson Souza. Josué Neto informou que as ações realizadas recentemente no município, além de atrair a população da capital e de outras cidades próximas, possibilita que o próprio agricultor comercialize seu produto, o que possibilita preços baixos e arrecadação suficiente para o agricultor garantir o sustento da família e ainda investir e ampliar sua produção, sem que a maior parte desses recursos fiquem nas mãos de atravessadores.


Josué Neto em visita à Feira de Produtos do Rio Preto/Foto: Felipe Augusto

A nova feira abrigará cerca de 50 agricultores familiares de comunidades do município, em tendas e expositores, e a Prefeitura de Rio Preto da Eva promoverá cursos de capacitação em torno da agricultura e piscicultura que visam ampliação e cuidado com a produção. Os produtores também contarão com o auxílio do Balcão de Agronegócios da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).

O objetivo é que produção do município, dentro do modelo da Matriz Econômica Ambiental, também atenda as empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM), com matéria prima regional. Principalmente as indústrias de alimento, cosméticos e fármacos. “Precisamos mostrar para as indústrias que o produtores do nosso Estado têm condições de abastecê-los com matéria prima, e assim gerar mais emprego e renda para a nossa população”, afirmou o deputado.

Escoamento da produção

Segundo informações da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), o Estado está investindo na recuperação de ramais e vias do município que facilitem o transporte dos produtos produzidos em Rio Preto da Eva. No último mês de fevereiro, o governador José Melo (PROS) anunciou uma operação de recapeamento em vários ramais do município, entre eles Alto Rio, Baixo Rio, e Francisca Mendes.

Mais obras

Além da feira, outras 19 obras foram reinauguradas em todo o município, entre elas 12 escolas, três quadras poliesportivas, uma creche, e o novo escritório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) que contará com uma equipe completa de técnicos da Coordenação Geral de Análise e Acompanhamento de Projetos Agropecuários para auxiliar os agricultores e empresários do município.

Artigo anteriorVereador defende PL que mantém o cargo de cobrador de ônibus
Próximo artigoComissão da Assembleia e Procon-AM fiscalizam bancos no Alto Solimões

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui