
Cerca de 3 mil pessoas seguem evacuadas na província de Buenos Aires após fortes chuvas que causaram inundações até a madrugada deste domingo (18). Três pessoas estão desaparecidas, segundo o governo local.
A tempestade atingiu o norte da província, a capital e sua região metropolitana, que abriga cerca de 15 milhões de habitantes. “Há 2.938 evacuados em 21 municípios”, informou o governo, acrescentando que as buscas continuam por um casal em Rojas e um idoso de 78 anos na Rota 41.
O número de evacuados caiu pela metade em relação à noite de sábado, com o recuo das águas e o início do retorno de moradores às casas.
Forças de segurança e equipes de resgate foram mobilizadas, com envio de mantimentos e itens de necessidade básica às áreas mais afetadas.
Frente a la situación crítica, el Gobierno Nacional actúa de inmediato. Por instrucción del Presidente @JMilei, se despliegan todos los recursos para responder a la emergencia con rapidez y decisión. pic.twitter.com/pZUrsNW1MN
— Luis Petri (@luispetri) May 17, 2025
O governador Axel Kicillof classificou o evento como “extraordinário” e atribuiu-o à mudança climática, relembrando enchentes anteriores em Bahía Blanca. Segundo o Serviço Meteorológico Nacional, a chuva foi cinco vezes maior que a média histórica de maio.
Fonte: AFP