
O Governo do Amazonas marcou presença no 13º Encontro de Líderes promovido pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), em Brasília. O evento, que contou com a participação de aproximadamente 2 mil participantes e parlamentares de todo o país, foi uma oportunidade para destacar as políticas públicas do setor primário no estado.
Representando o Governo do Amazonas, Daniel Borges, titular da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), foi painelista do Fórum de Políticas Públicas, na temática Agronomia, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Durante sua participação, Borges enfatizou as atividades fundamentais do setor primário amazonense, incluindo o apoio à agricultura familiar, a promoção da piscicultura e o incentivo às práticas sustentáveis no campo.
O Governo do Amazonas tem priorizado a segurança alimentar e o desenvolvimento rural sustentável por meio de programas como o Programa Estadual de Combate e Prevenção ao Desperdício e à Perda de Alimentos (Pcodepa), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa de Assistência Familiar (PAF) e Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), além de investimentos significativos em crédito rural.
Em 2023, o Sistema Sepror (Idam, Adaf e ADS) investiu cerca de R$ 78 milhões na aquisição de alimentos da agricultura familiar, elaborou mais de 2 mil projetos de crédito, entregou mais de 1 milhão de alevinos e recolheu mais de 350 toneladas de alimentos nas feiras da capital. Além disso, mais de 11,3 produtores rurais foram capacitados em 29 municípios.
O encontro em Brasília também marcou o primeiro evento do novo presidente do Confea, Vinicius Marchese, eleito para o triênio 2024-2026.
Além de sua participação no encontro, o titular da Sepror, Daniel Borges, e a secretária executiva da pasta, Larissa Arouck Monteiro França, visitaram o Banco de Alimentos das Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF) para discutir políticas públicas de redução de desperdício de alimentos. Hoje (22/02), Borges está envolvido em agendas relacionadas ao desenvolvimento rural sustentável do Amazonas, incluindo exportações de peixes ornamentais e o fortalecimento do manejo do pirarucu e da piracatinga, na Esplanada dos Ministérios, com o ministro de Pesca e Aquicultura, André de Paula.