Encontro Nacional de Aleitamento Materno concluído com muita festa, em Manaus

Encontro do Aleitamento Materno, em Manaus/Foto: Divulgação
Encontro de Aleitamento Materno, em Manaus/Foto: Divulgação
Encontro de Aleitamento Materno, em Manaus/Foto: Divulgação
Encontro do Aleitamento Materno, em Manaus/Foto: Divulgação
Encontro do Aleitamento Materno, em Manaus/Foto: Divulgação

Realizada, hoje, sexta-feira (28), a cerimônia de encerramento do XIII Encontro Nacional de Aleitamento Materno e do III Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (Enam/Enacs), a cargo da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Durante a cerimônia, houve a premiação dos trabalhos científicos na categoria Pôster e de Comunicação Oral. O Enam/Enacs reuniu 36 trabalhos científicos aprovados na categoria de Comunicação Coordenada e 313 trabalhos aprovados na categoria Pôster.


O ponto alto do Enam, destaca o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, foi o grande “mamaço” que houve na Ponta Negra, no dia 25 de novembro, com mil mães amamentando seus filhos como forma de mostrar a importância do aleitamento para o desenvolvimento saudável da criança.

No dia 26, a Semsa realizou a cerimônia oficial de abertura do Enam e do Enacs no Studio 5 Centro de Convenções, com a participação de mais de duas mil pessoas de todo o Brasil para discutir o tema “Qualidade de vida: amamentação e alimentação complementar em redes – uma visão a partir da Amazônia”.

Os dois encontros têm continuidade até essa sexta-feira, 28, com uma série de mesas-redondas, oficinas, exposições e apresentação dos 36 trabalhos científicos aprovados na categoria de Comunicação Coordenada e dos 313 trabalhos aprovados na categoria Pôster.

Durante a abertura dos dois encontros, foi realizada uma conferência sobre o tema “A política nacional de atenção integral à saúde da criança e o aleitamento materno”, tendo como conferencista o coordenador geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Paulo Bonilha, que lembrou os avanços no Aleitamento Materno do Brasil nas últimas décadas.

Homero ressaltou também que o trabalho executado pela Semsa na área do aleitamento materno é de vanguarda e serviu de exemplo para os outros municípios. “Eventos como o Enam/Enacs são uma forma de compartilharmos as experiências bem sucedidas nas unidades de saúde e os profissionais estão de parabéns por encontrarem tempo, dentro de sua rotina diária, para produzirem trabalhos científicos que possam ser divulgados para todo o Brasil”, destacou Homero de Miranda Leão.

“Foi um grande evento, no qual reunimos especialistas do país inteiro. Encontros como esses são formas de valorizar o trabalho dos profissionais de saúde para o fortalecimento das ações de promoção ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável”, salientou Homero.

No município de Manaus, o índice de aleitamento materno exclusivo na faixa etária de zero até seis meses é de 53,14% de crianças, índice acima da média nacional de 41%.

O estado do Amazonas teve 53 trabalhos científicos aprovados para o evento, sendo que oito trabalhos aprovados são de autoria de profissionais da Semsa. Os trabalhos da Semsa foram selecionados de acordo com os eixos: Alimentação complementar da criança; Amamentação; Mulher, criança e família – aspectos do cuidado alimentar e nutricional da gestação à criança pequena; e Segurança alimentar e nutricional na criança.

Artigo anteriorProjeto Estimular, parceria ACA e ALEAM, será reiniciado, anuncia Ismael Bicharra
Próximo artigoNovo programa habitacional será implantado na Zona Norte, anuncia Melo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui