
Após atingir a cota mais baixa dos últimos 122 anos. o rio Negro voltou a subir. De acordo com dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB), foi observada a marca de 12,32 m, nesta terça-feira (15), na estação do Porto.
No sábado (12), o rio atingiu a mínima de 12,26 m, registrada pelo SGB. As análises sobre a situação também foram apresentadas no 43º Boletim Hidrológico da Bacia do Amazonas.
Por outro lado, em Porto Velho (RO), o rio Madeira, que estava em processo de estabilidade desde o final de setembro, registrou uma nova mínima histórica: 19 cm. A marca foi observada na sexta-feira (11) e, após esse episódio, o rio voltou a subir e chegou a 54 m. Os dados são apresentados no novo boletim de monitoramento hidrológico da bacia, divulgado nesta terça-feira (14) pelo SGB.
As análises indicam tendência de recuperação do Madeira a partir da segunda quinzena de outubro. Considerando os níveis dos anos mais críticos da histórica e a velocidade de recuperação nessas condições, é provável que o rio fique abaixo da cota dos 3 m até a primeira quinzena de novembro.