Entidades realizam curso gratuito para combater a violência política de gênero

Foto: Reprodução

“Curso de Capacitação ao Combate da Violência Política de Gênero (LEI 14.192/2021)” é o tema do curso gratuito que será realizado pelo Grupo de Trabalho (GT) de Combate à Violência Política de Gênero, em parceria com os conselhos regionais profissionais de contabilidade, de administração, de economia e também com a Arquidiocese de Manaus, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Amazonas e a Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Amazonas, nos dias 26 e 27 de maio, de 14h às 18h, na sede da Escola Superior da Advocacia do Amazonas – ESA, com endereço na rua São Benedito, 99 – Adrianópolis, no formato totalmente presencial.


O curso tem objetivo de promover conhecimento de leis sobre o combate à violência política de gênero; capacitar profissionais e militantes sociais para identificar, abordar e denunciar, de modo correto, ético e objetivo, fatos ocorridos antes, durante e depois do pleito eleitoral que possam ser considerados como violência política de gênero. O curso objetiva ainda, a produção de conhecimentos que possibilitem um ambiente político mais justo, equânime e igualitário à participação feminina na política, trazendo efetivo impacto nos dados estatísticos de representatividade após os resultados das eleições vindouras.

Público-Alvo

1. Profissionais integrantes das entidades componentes do Comitê de Combate à Corrupção do Amazonas;
2. Acadêmicos de Direito a quem interessar a participação;
3. Cidadãos da Sociedade Civil a quem interessar a participação.

Profissionais que vão ministrar o curso

De acordo com o GT, os profissionais que irão ministrar o curso são:

Aparecida Veras – advogada e membro do Comitê Amazonas de Combate a Corrupção e do Grupo de Trabalho de Combate à Violência Política de Gênero e Coordenadora Regional do Observatório Nacional de Candidaturas Femininas.

Karla Silva – promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas, com funções eleitorais na Zona Eleitoral de Presidente Figueiredo/AM. Especialista em Ciências Criminais pela PUC/MG e membro do Comitê Amazonas de Combate à Corrupção e do Grupo de Trabalho de Combate à Violência Política de Gênero.

Elcilene Rocha – advogada, Sócia da Rocha & Stone – Sociedade de Advogados, Vice-presidente da Comissão de Reforma Política e Combate à Corrupção Eleitoral da AOB/AM, Professora, Palestrante, Pós-graduada em Perícia e Gestão Ambiental pelo IPOG, Bacharel em Comunicação Social, membro do Comitê Amazonas de Combate a Corrupção e do Grupo de Trabalho de Combate à Violência Política de Gênero.

Catarina Carvalho – procuradora Regional Eleitoral no Amazonas, biênio 2021-2023. Procuradora da República Integrante do Núcleo de Combate a Corrupção no MPF/Amazonas e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) no MPF/Amazonas.

Maria Benigno – Advogada, pós-graduada em Direito Eleitoral e em Mediação, Conciliação e Arbitragem, Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/AM de 2013 a 2021. Foi Coordenadora e Professora de Direito Eleitoral na Escola Superior da Advocacia da OAB/AM em 2019/2021. Graduada, também, em Administração de Empresas pela UFAM.

Leda Mara – professora da UFAM, promotora de Justiça, lotada na 4a. Vara Criminal (1996); Ex Delegada de Polícia, lotada na Delegacia da Mulher (1993); Mestre em Direito e Políticas Públicas; pós-graduada em Penal e Processo Penal.

O curso marca o início de uma série de eventos presenciais que o Comitê de Combate à Corrupção do Amazonas e o Grupo de Trabalho de Combate à Violência Política de Gênero irão promover durante o ano eleitoral, com o intuito de orientar o eleitorado sobre direitos e eleições.

Artigo anteriorWilson Lima cresce e esquenta disputa para governo do Amazonas, aponta pesquisa
Próximo artigoHomem morre asfixiado por gás em abordagem da PRF em Sergipe

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui