
O senador eleito do Amazonas, Plínio Valério (PSDB), afirmou que a bandeira do Amazonas será prioridade em sua gestão no Senado Federal. Eleito com mais de 800 mil votos, Plínio Valério foi diplomado nesta segunda-feira (17) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), em sessão solene no Tribunal de Contas do Estado (TCE).
“Em Brasília vamos tratar de diversos assuntos com reforma tributária, aborto e questões de gênero. Tudo isso vamos discutir, mas eu tenho que ter a consciência de quem foi eleito com a mensagem amazônida fui eu e o povo espera isso de mim. Eu sou o Senador da República, mas eu coloco assim: República e Amazonas. Não quero decidir por nenhum, mas se você perguntar para decidir por um, eu decido pelo Amazonas”.
Francisco Plínio Valério Tomaz é filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). É jornalista e radialista formado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Foi eleito vereador de Manaus em 2012. Em 2013, ocupou a vaga de deputado federal pelo Amazonas, durante oito meses, uma vez que era suplente. Retornou à Câmara Municipal de Manaus e foi eleito novamente vereador nas eleições municipais de 2016. Nas eleições de 2018, foi eleito senador pelo Amazonas, na 1.ª vaga, com 834.809 mil votos.