Envolvido em assalto a banco em Iranduba, apresentado à imprensa

Empresário Herculano Martins, o Padeiro(C)/Foto: Sérgio Augusto(PC-Am)

O empresário Herculano Martins Alves, o ‘Padeiro’, de 39 anos, foi apresentado ontem (30), pela Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), durante a coletiva de imprensa. Ele é apontado pela polícia como um dos seis envolvidos em roubo a uma agência bancária do município de Iranduba, distante 27 quilômetros de Manaus, fato ocorrido no dia 29 de maio deste ano.
O delegado titular, em exercício, da Derfd, Denis Pinho, informou que o empresário cearense foi preso no dia 5 de setembro passado, por policiais civis do Estado do Ceará, no município de Morada Nova, no interior do Estado, onde ele residia e possuía uma panificadora.


Após a prisão e os trâmites legais da Justiça cearense, Herculano desembarcou no aeroporto internacional Eduardo Gomes, na zona Oeste da capital amazonense na madrugada de sexta-feira (27), por volta de meia-noite.

O delegado afirmou que Herculano é acintoso na prática de roubos às agências bancárias, além de possuir diversas passagens por outros crimes.

“Em 2010, Herculano cometeu 29 roubos a bancos na região Nordeste. Ele era membro de uma quadrilha. Além disso, coleciona passagens por receptação e porte ilegal de arma de fogo”, explicou o delegado.

Roubo

No dia 28 de maio, Herculano e mais cinco comparsas que já se encontram presos, planejaram o seqüestro de dois funcionários, sendo o vigilante e o gerente, após o expediente. Segundo o delegado, o bando já estava monitorando a rotina na agência bancária. Em seguida, a quadrilha foi para a casa do gerente, localizada na Cidade Nova, zona Norte da cidade, onde mantiveram a familiares como reféns. No dia seguinte, efetuaram o roubo no banco.

Conforme o delegado, na manhã do crime, quatro membros do bando levaram o gerente e o vigilante até o banco, utilizando o carro pertencente ao bancário. Na ocasião, os assaltantes sacaram a quantia de R$ 37 mil e fizeram outros funcionários e clientes reféns. Enquanto isso, Herculano e outro comparsa mantinham sob ameaças a família do gerente.

“Durante a fuga, o bando utilizou o carro do gerente novamente, em seguida, incendiaram o veículo”, acrescentou o delegado Denis Pinho.

Investigações

A equipe da Derfd, em conjunto com policiais civis da 31ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Iranduba iniciou as investigações com a parceria da Polícia Civil do Ceará, efetuando as prisões de quatro envolvidos simultaneamente no dia 20 de julho deste ano.

Rosivaldo Ferreira Barros, o ‘Magrelo’, 36 anos, e Iran Santana da Silva, 40 anos, foram presos na capital amazonense. Pedro Gomes da Silva Filho, conhecido como o ‘Pedro das Vacas’, 54 anos, apontado como líder da quadrilha, e Lerivelton Maia Silva, 47, foram presos nos municípios de Itaitinga e Quixadá, no interior do Ceará. Já o sexto integrante identificado ainda não foi preso.

A quadrilha agia em diferentes Estados do Brasil, entre eles, Amazonas, Ceará, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

A prisão

Herculano foi preso durante o cumprimento a mandado de prisão preventiva, expedido no dia 12 de agosto deste ano, pelo juiz da 1ª Vara de Iranduba, Josenildo Dourado do Nascimento.

Durante a coletiva de imprensa, Herculano confirmou a participação no crime, mas disse estar arrependido. Segundo ele, veio visitar o irmão em Manaus, quando Lerivelton o convidou para participar do roubo.

“Eu fiquei com a quantia de R$ 25 mil. Depois utilizei a grana na compra de bebidas, divertimento com prostitutas e outras ‘maneiras erradas’, como ‘drogas’. Estou ciente do que fiz durante a minha participação, mas confesso estar arrependido”, disse Herculano.

Após os procedimentos legais de polícia, Herculano foi indiciado por crimes de roubo e seqüestro e encaminhado à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro, onde ficará a disposição da Justiça.

Artigo anteriorPolícia Federal investiga vazamento de provas do PSC da UFAM
Próximo artigoGisele Bundchen lança desafio nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui